Topo
pesquisar

A Chegada do Primeiro Filho

Comportamento

PUBLICIDADE

Um dos acontecimentos bem marcantes para o casal é a chegada do primeiro filho. Trata-se de uma mudança de status radical em suas vidas, pois tanto o homem quanto a mulher passam a desempenhar novos papéis e a assumir novas responsabilidades.

Em meio às várias transformações pelas quais o casal passa, surge a necessidade de se organizarem para enfrentar as demandas da nova etapa. No caso dos homens, por exemplo, em sua maioria não estão preparados para a fase da vida que começa com a gravidez da mulher. Segundo especialistas, por maior que seja a felicidade vivenciada neste período, os homens muitas vezes ficam sem saber como agir. A atenção da mulher que antes era direcionada ao marido e agora é dividida com o filho, poderá despertar o sentimento de ciúme naquele.

Especialistas apontam ainda sobre a importância dos pais conhecerem essa realidade e que uma das formas de estarem lidando com os sentimentos negativos que possam experimentar nessa fase, consiste em acompanhar todos os acontecimentos, do curso pré-natal às consultas com o obstetra, assistir ao parto, ir às consultas com o pediatra. Embora não seja fácil conciliar tudo com a responsabilidade do trabalho, vale a pena dispensar esforço nesse sentido.

Para aguardar a chegada do filho, especialistas afirmam que além do espaço físico na casa onde mora, o casal precisa abrir espaço também no emocional, no seu relacionamento, que antes era a dois. Precisa haver o equilíbrio, dentro do possível, quanto aos papéis de pai e mãe, marido e mulher, família, amigos.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola