Topo
pesquisar

A Importância do Brincar

Comportamento

PUBLICIDADE


A brincadeira em grupo favorece princípios como cooperação, liderança e competição.

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. Ás vezes os pais não tem conhecimento do valor da brincadeira para o seu filho. A idéia muitas vezes divulgada é a de que o brincar seja somente um entretenimento, como se não tivesse outras utilidades mais importantes.

Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança.

Muitas vezes os pais não permitem que o filho passe por todas as etapas do seu desenvolvimento, e eles fazem isso quando tolhem as brincadeiras, exigem organização, por acharem que estão contribuindo para a maturidade da criança, quanto à aquisição de alguns comportamentos, como por exemplo, o de limpeza. A imposição de tarefas exaustivas, as incompatibilidades de horários da família são outros fatores que podem impedir as brincadeiras livres.

É de suma importância que a família tenha consciência das marcas que a sua postura de não disponibilizar flexibilidade para as brincadeiras pode deixar na criança. Além disto, vale lembrar também que é um direito garantido pela Constituição.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

Comportamento - Educador - Brasil Escola

DEIXE SEU COMENTÁRIO
  • Luecyquarta-feira | 22/10/2014 11:31Hs
    Parabéns pelas palavras bem escritas num assunto tão relevante nos dias de hoje, isso nos faz refletir sobre nossas ações com as crianças.
  • liene souza bezerra monteirodomingo | 19/10/2014 08:42Hs
    Muito bom foi de grande proveito.
  • Elba Ferraz da Maiasexta-feira | 23/05/2014 09:33Hs
    Muito bom me ajudou bastante!
  • Marthasegunda-feira | 03/06/2013 22:03Hs
    Gostei muito, ajudou bastante no meu trabalho!! Parabéns pela matéria!
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola