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Adaptação da criança na escola

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Fase de adaptação escolar requer grande atenção por parte dos pais e da escola.

A fase que compreende a adaptação da criança à educação infantil é de extrema importância na sua vida. Por isso, é interessante que a direção e a equipe da escola dispensem grande cuidado nesse sentido. Não tem como falar sobre um período tão presente na vida da criança, sem mencionar também que este envolve os sentimentos de duas pessoas, mãe e filho, que completamente ligadas por laços afetivos agora necessitam vivenciar uma separação, mesmo que transitória.

Um dos aspectos positivos para o início do processo está voltado para a confiança. É importante que os pais sintam seguros quanto à escolha da escola e possam contar com o apoio da equipe que proporcionará condições psicológicas e emocionais necessárias para que a criança sinta segurança, o que lhe poderá permitir passar por certo tempo do dia longe de sua mãe. Propõe-se designar dois ou três dias para a mãe participar do convívio com o filho na escola. Essa experiência lhe dará a oportunidade de observar como a equipe acolhe as outras crianças.

De acordo com especialistas, se após esse período a criança manifestar comportamentos como ansiedade e pânico a estranhos, não é aconselhável deixá-la na escola por imposição. Orienta-se então prolongar o tempo de adaptação, para que o tempo da criança seja respeitado e assim tenha condições de desenvolver a confiança necessária nos adultos e no novo ambiente. Esclareça à criança que ela ficará na escola por um período, mas que no horário certo você irá buscá-la. Não diga que voltará logo, sendo que não irá fazê-lo.

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Por Patrícia Lopes
Graduada em Psicologia
Equipe Brasil Escola