Topo
pesquisar

O significado da palavra limite durante a infância

Comportamento

PUBLICIDADE


Situações lúdicas: uma boa oportunidade para trabalhar o conceito de limite.

Uma das maiores dúvidas que passam pela cabeça dos pais na hora de educar a criança consiste na questão do limite. Todos conhecem a importância de colocá-lo, mas freqüentemente perguntam se estão agindo corretamente e onde estão errando, quanto à dose de amor e permissividade dispensada ao filho. De acordo com especialistas, saber dizer não é um dos aspectos mais importantes da educação da criança.

Mas antes dos pais acharem que estão fazendo tudo “errado” na tarefa de educar o filho, vale compreender o significado da palavra limite e como podem atuar para que a criança a adote.

Na fase pré-escolar, a palavra limite não se restringe somente às potencialidades físicas da criança e sua atuação no grupo. O significado se estende até a tolerância em relação à frustração e a aceitação das regras coletivas. É importante destacar que a criança adquire a noção de limite por meio do auto-conhecimento e não pelo parâmetro do outro. Os pais podem atuar proporcionando condições para que ela adote uma disciplina própria.

Uma boa oportunidade para trabalhar o conceito de limite está nas situações lúdicas. Nessas, as crianças precisam observar e respeitar o outro, o tempo, as regras. As vivências dos jogos também permitem que sejam trabalhados medos, frustrações, e isso abre caminhos para a criança, fazendo com que se sinta segura. Cabe então ao adulto mediar as relações e a atitude da criança no momento lúdico.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

Comportamento - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola