Whatsapp

A abordagem da violência urbana

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Guerra urbana
Guerra urbana

Um dos maiores problemas urbanos do Brasil é a violência, visto que o país apresenta altos índices de criminalidade. Conforme dados do Ministério da Justiça, em 2007 foram registradas 41.547 mortes decorrentes de crimes de homicídio doloso, roubo seguido de morte e de lesões seguidas de morte.

A violência urbana é um fenômeno presente em várias cidades brasileiras, afetando, portanto, uma grande parcela da sociedade nacional. Diariamente os telejornais destacam notícias de assassinatos, sequestros, assaltos, estupros, entre outros tipos de violência.

Portanto, esse é um tema comum a todos nós, sendo de extrema importância sua abordagem em sala da aula, pois a violência urbana, de alguma forma, altera os hábitos da população. Nesse sentido, o professor deve trabalhar esse conteúdo em sala de aula de forma que sejam abordadas questões do cotidiano dos estudantes. Para isso, uma ótima sugestão é a utilização da música “O calibre”, do grupo Os Paralamas do Sucesso.

Entregue uma cópia da letra da música para cada aluno, em seguida, toque a canção:

Eu vivo sem saber até quando ainda estou vivo
Sem saber o calibre do perigo
Eu não sei d'aonde vem o tiro (2x)

Por que caminhos você vai e volta?
Aonde você nunca vai?
Em que esquinas você nunca para?
A que horas você nunca sai?
Há quanto tempo você sente medo?
Quantos amigos você já perdeu?
Entrincheirado, vivendo em segredo
E ainda diz que não é problema seu.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

E a vida já não é mais vida
No caos ninguém é cidadão
As promessas foram esquecidas
Não há estado, não há mais nação
Perdido em números de guerra
Rezando por dias de paz
Não vê que a sua vida aqui se encerra
Com uma nota curta nos jornais.

Eu vivo sem saber até quando ainda estou vivo
Sem saber o calibre do perigo
Eu não sei d'aonde vem o tiro (2x)

Após a leitura e audição da música, faça a análise destacando alguns trechos da canção. Debata com os estudantes as restrições no direito de ir e vir impostas pela violência urbana. Para isso, utilize os seguintes trechos da música: Por que caminhos você vai e volta? Aonde você nunca vai? Em que esquinas você nunca para? A que horas você nunca sai? Posteriormente, questione como a violência interfere na vida dos alunos.

Aproveite esse momento para destacar o processo de “confinamento” da população, que gera investimentos em segurança, alarmes, grades nas residências, entre outros. Outro aspecto importante a ser elucidado se refere a falta de credibilidade dos órgãos de segurança pública – “Não há estado, não há mais nação”. Explore ao máximo o conteúdo aliado à canção.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Assista às nossas videoaulas