Topo
pesquisar

A Análise da América do Norte

Estratégias de Ensino

PUBLICIDADE

A América possui uma extensão territorial de 42 milhões de quilômetros quadrados, sendo o segundo maior continente do planeta, atrás apenas da Ásia (44,9 milhões de km²). Em razão da grande área, aspectos físicos, diversidade populacional, disparidade socioeconômica, entre outros fatores, a América é subdividida em América do Sul, América Central e América do Norte. Para facilitar a compreensão desse continente, aborde separadamente cada subcontinente, entretanto, comparações devem ocorrer entre eles.

Partindo desse princípio, ao trabalhar os aspectos geográficos da América do Norte, sugerimos a utilização do mapa-múndi, pois os estudantes devem ter a noção exata da localização desse território e os países integrantes (Canadá, Estados Unidos e México). Em seguida, solicite a formação de grupos (até 4 alunos) e entregue uma cópia do mapa da América do Norte (sem a identificação dos países) para cada um.


Mapa da América do Norte

Os estudantes deverão pintar o mapa e identificar os países e suas respectivas capitais. Posteriormente, destaque que esse é o maior e mais populoso subcontinente americano, compreendendo uma área de 23,5 milhões de quilômetros quadrados, sendo habitado por 457,9 milhões de pessoas. Destaque que Canadá e Estados Unidos estão entre as nações mais ricas do planeta, além de possuírem elevados Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). Ao abordar a economia dessa região, elucide sobre o Nafta (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio), bloco formado pelas três nações da América do Norte.

Após a explanação dos elementos mais relevantes, proponha a realização de uma caracterização física, populacional, social, cultural e econômica de cada nação norte-americana. Nesse sentido, os alunos pesquisarão os seguintes aspectos:

Extensão territorial:
População total:
Densidade demográfica:
Capital:
Idioma:
Religiões:
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH):
Produto Interno Bruto (PIB):
Bloco econômico:

O trabalho deverá ser entregue juntamente com o mapa da América do Norte pintado e com a identificação de cada país. Recolha todos os materiais e, depois de corrigidos, entregue uma cópia para cada estudante, proporcionando a valorização da pesquisa efetuada pelos alunos, além de fornecer um material de grande utilidade sobre a América do Norte.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola