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A Análise da CEI

Estratégias de Ensino

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Símbolo da CEI

A CEI (Comunidade dos Estados Independentes) é um bloco econômico formado pelas ex-nações da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Ao abordar os países desse bloco econômico elucide que a URSS foi uma das maiores potências econômicas e militares entre as décadas de 1940 a 1980. Entretanto, a estagnação do modelo político-econômico do país culminou, em 1991, na fragmentação do território e autonomia das suas repúblicas.

O educador deve explicar aos estudantes que, após a desintegração da URSS, surgiram 15 países independentes: Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Estônia, Geórgia, Letônia, Lituânia, Moldávia, Quirguízia, Rússia, Tajiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Uzbequistão.

Esclareça que com o fim da URSS e consequente autonomia das 15 repúblicas, houve a necessidade da formação de um bloco econômico-militar entre os países, visto que durante décadas eles compartilharam uma política comum, um governo central e forças armadas unificadas. Portanto, foi nesse cenário que a Comunidade dos Estados Independentes (CEI) foi criada.

É importante elucidar que as três nações bálticas (Estônia, Letônia e Lituânia) nunca integraram o bloco, pois esses países pretendiam se aproximar da União Europeia (UE) e se distanciarem das repúblicas da antiga União Soviética. Além deles, a Geórgia desligou-se do grupo em 2009. Portanto, atualmente a CEI é integrada por 11 nações.

Outros aspectos relevantes são os constantes conflitos étnicos e a situação econômica dessas nações, que estão entre as mais pobres economicamente do continente europeu, com exceção da Rússia (principal membro da CEI).

Após essa contextualização histórica, solicite a formação de 4 grupos, em que cada um ficará responsável pela análise de três países diferentes da CEI (inclua a Geórgia), devendo ser pesquisados os seguintes aspectos:

Extensão territorial:
Capital:
População total:
IDH:
Economia:
PIB:
Principais problemas socioeconômicos:
Conflitos étnicos:

Esses dados podem ser obtidos através do Brasil Escola (http://brasilescola.uol.com.br/geografia/paises.htm) e do site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php.

Estabeleça uma data para que os grupos realizem as apresentações e, em seguida, recolha as pesquisas (faça a correção) e entregue um material sobre a CEI, produzido pelos próprios estudantes. Essa atitude é importante, pois valorizará o trabalho dos alunos.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

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