Topo
pesquisar

A célula - sugestão de aula

Estratégias de Ensino

PUBLICIDADE

 


A célula visualizada por dentro

A biologia celular é uma parte introdutória da biologia muito interessante e necessária para a compreensão dos demais ramos biológicos. É geralmente considerada bastante complexa pela maioria dos estudantes, que nem sempre têm como visualizar o que está sendo estudado, muitas vezes pela falta de estrutura escolar.

Trabalhar com os alunos uma forma diferente de entendimento, por meio do lúdico, faz a aula mais interessante e o aprendizado mais proveitoso. Por isso, solicitar a produção de estruturas celulares com isopor é uma proposta interessante e viável.

Para que os educandos possam construir essas estruturas é necessário isopor, tinta de diferentes cores, estiletes, cola e vontade de fazer e aprender. O material será passado aos alunos que devem ser divididos por grupos e pode ser feita uma pequena competição para selecionar o grupo que melhor explicar cada componente e função celular escolhidos, sendo o melhor grupo votado pela própria turma juntamente com o professor. O professor pode também verificar a possibilidade do grupo vencedor receber um prêmio pela dedicação.

Cada grupo montará sua célula. Grupos de 3 a 5 pessoas, dependendo do número de estudantes na turma, é um bom número para efetivar a dinâmica. Farão o trabalho em sala de aula e a exposição ocorre em ordem por sorteio. Na exposição, as organelas a serem explicadas para os colegas serão também sorteadas no momento da apresentação, que deve conter a participação de todos do grupo.

A apresentação envolve o entendimento das formas e funções dos componentes celulares, além dos processos no qual participam. Os alunos deverão fazer uma pesquisa sobre estruturas celulares que compõem as células animais e vegetais e entregar por escrito. Assim, o envolvimento na proposta garante que os alunos obtenham o conhecimento almejado.

Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Biologia - Estratégias de ensino - Educador - Brasil Escola 

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola