Topo
pesquisar

A ciência presente na construção mental da criança

Estratégias de Ensino

PUBLICIDADE


A ciência é curiosa: assim como as crianças.

A ciência é um conteúdo que promove o desenvolvimento intelectual infantil e ainda pode contribuir para um desempenho melhor em outras áreas. Privar a criança de aprender ciências é impedi-la de ter um contato direto com a realidade, de poder debater com seus colegas sobre um assunto super curioso que só este conteúdo pode oferecer.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a ciência como construtora mental promove o desenvolvimento intelectual da criança.

Um exemplo deste tipo de atividade:
O professor poderá introduzir o conceito de eletricidade com uma simples experiência.

Material: um pente de plástico e muitos pedacinhos de papel (bem pequenos);

Procedimento: esfregue o pente nos cabelos e o aproxime dos pedacinhos de papel, estes irão voar até o pente.

Explicação científica: a fricção no pente causa um déficit de cargas, tornando-o atrativo.

Conclusão: Toda matéria é composta de cargas elétricas.

É um experimento simples e que irá causar curiosidade e euforia por parte dos alunos. É importante que após executar a experiência, o professor estimule os alunos a chegar a uma conclusão.

Atividades desenvolvidas durante a prática:

• Capacidade de observação;
• Problematização do tema;
• Formulação de perguntas;
• Suposições e hipóteses sobre o fenômeno investigado.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola