Topo
pesquisar

A física e o transporte de informações

Estratégias de Ensino

PUBLICIDADE

Através da história da evolução do transporte de informações é possível mostrar aos alunos vários conceitos da física como, por exemplo, os conceitos de ondas e luz. Ao ligar uma televisão ou mesmo acessar a internet podemos ficar sabendo de fatos que estão ocorrendo naquele dado instante do outro lado do planeta, ou seja, ao vivo e a cores. Esse fato é possível em razão da grande evolução das tecnologias e avanços nas pesquisas nas áreas da física.

Mas como falar de evolução do transporte de informações incluindo a física? É bem simples. As transmissões de rádio e televisão, por exemplo, ocorrem através das ondas eletromagnéticas, ondas essas que podem se propagar tanto no ar quanto no vácuo. Em televisões a cabo utilizam-se os chamados cabos de fibra óptica, melhorando a qualidade da imagem que chega para o telespectador. Nos atuais aparelhos de armazenamento de dados, como os MP3, por exemplo, a física também está inserida, pois à medida que se busca a construção de aparelhos cada vez mais compactos, a física estuda materiais que permitam a gravação de informações utilizando o menor espaço possível, caso que também pode ser visto nos atuais chips de celulares e computadores de última tecnologia.

Tanto o assunto de ondas eletromagnéticas quanto o assunto de fibra óptica, são de grande importância para a compreensão de como acontecem as transmissões de informações à longa distância. Esses assuntos são abordados na terceira série do ensino médio. Ao professor é possível trabalhar esses dois assuntos quando falar de luz e suas características, como também ao falar de onda, pois a luz é uma onda eletromagnética.

Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola

Física - Estratégias de Esino - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola