Topo
pesquisar

A Guerra Fria e o Filme: Adeus, Lênin

Estratégias de Ensino

PUBLICIDADE


Adeus, Lênin

Com o término da Segunda Guerra Mundial em 1945, teve início a Guerra Fria, confronto ideológico entre Estados Unidos (EUA) e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Durante mais de quatro décadas de Guerra Fria (1945 – 1989), o mundo viveu sob grande tensão em razão da possibilidade de um conflito armado entre as duas superpotências nucleares.

Essas duas nações tentavam a todo custo impor seu sistema político-econômico em outros países. Entre as várias intervenções realizadas pela URSS e EUA, uma delas culminou na construção do Muro de Berlim em agosto de 1961. Esse muro constituiu uma barreira geográfica que dividia a população alemã, impossibilitando o contato entre as pessoas residentes na República Democrática Alemã (RDA, ou Alemanha Oriental) socialista, com os moradores da República Federal da Alemanha (RFA, ou Alemanha Ocidental), capitalista.

Somente em novembro de 1989, após várias manifestações populares e o fracasso da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, foi derrubado o Muro de Berlim. Após 28 anos da existência do muro, sua queda provocou euforia na população alemã, comemorações foram realizadas nas ruas e o muro começou a ser demolido pelos alemães.
Esse fato representou o fim da Guerra Fria e fortaleceu o processo de reunificação da Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental, que ocorreu definitivamente no dia 3 de outubro de 1990.

Ao abordar o conteúdo sobre a Guerra Fria, utilize o filme Adeus, Lênin como recurso didático, proporcionando aulas mais atrativas para os alunos e facilitando a compreensão da matéria. Adeus, Lênin é um filme encontrado facilmente em locadoras, no formato DVD. Ele aborda a história de uma mulher devota do socialismo na antiga Alemanha Oriental, que tem um ataque cardíaco ao ver o filho ser preso durante uma manifestação contra o sistema vigente. Quando ela acorda do coma, após a queda do muro de Berlim (1989), a Alemanha foi reunificada, prevalecendo o sistema capitalista. O médico aconselha ao seu filho que ela evite emoções fortes, pois outro ataque tão cedo, seria fatal.

Sentindo-se martirizado pelo estado atual de sua mãe, Alex (filho) faz de tudo para que ela não presencie as mudanças ocorridas no país, vivendo numa ilusória Alemanha socialista. Para isso, seu filho muda embalagens de produtos industrializados e até mesmo inventa documentários televisivos para preencher as brechas do dia a dia do recente capitalismo no país.

Através do conteúdo exposto e a apresentação do filme, solicite a produção textual abordando o processo que desencadeou a Guerra Fria, suas transformações no espaço mundial e os principais impactos desse fato no território da Alemanha, enfatizando aspectos econômicos, políticos e familiares, tendo como referência, o filme.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Guerra Fria: conflito indireto e ideológico entre EUA e URSS
Estratégias de Ensino Aula sobre Guerra Fria
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola