Topo
pesquisar

A Importância dos Estudos Trigonométricos

Estratégias de Ensino

PUBLICIDADE

 A Trigonometria consiste num importante estudo relacionado aos princípios Matemáticos. Em razão de sua complexa dinâmica de estudos, envolvendo inúmeras leis trigonométricas, é responsável pelo desinteresse de boa parte dos alunos. E esse desinteresse é agravado por alguns profissionais que não priorizam o ensino dos conteúdos trigonométricos, embutindo em seus planejamentos apenas situações básicas.
Dessa forma, os índices de rejeição ou desistência nos cursos superiores ligados à área de exatas envolvendo a Trigonometria projeta altos dados percentuais.

O aluno que não desenvolveu certa base de estudos sobre esses assuntos, com certeza terá dificuldades extremas no ensino superior. Diante desse fator, a escola, juntamente com o professor de Matemática, precisa criar mecanismos determinantes capazes de reverter esse quadro. O primeiro seria ensinar a trigonometria a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, antecipando os fundamentos básicos sobre seno, cosseno e tangente no triângulo retângulo e, se possível, no círculo trigonométrico. No Ensino Médio, procurar estabelecer uma sequência de estudos, que, de forma eficaz e segura, renderá aos alunos um excelente entendimento. Estimule os alunos quanto à resolução cotidiana de exercícios, demonstrando a importância da Trigonometria na Engenharia.

Veja os conteúdos relacionados à Trigonometria pertinentes ao 9º ano do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio, de forma sequencial:

 Trigonometria no triângulo retângulo.
 Conceitos trigonométricos relacionados ao círculo trigonométrico.
 Estudo das funções circulares e construção de gráficos.
 Relações trigonométricas, relações fundamentais, relações decorrentes e identidades trigonométricas.
 Equações e inequações trigonométricas.
 Transformações trigonométricas.

Crie uma lista envolvendo regras, fórmulas e valores de ângulos e distribua aos alunos para que utilizem como fonte de pesquisa imediata na resolução de exercícios. Observe alguns tópicos que poderão ser abordados na lista:

Tabela de razões trigonométricas





Relações Fundamentais


Relações decorrentes das fundamentais

Legenda:

sen: seno
cos: cosseno
tg: tangente
cotg: cotangente
sec: secante
cossec: cossecante

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil

 

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola