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A Importância do Estudo das Frações Algébricas

Estratégias de Ensino

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A inserção dos estudos algébricos no Ensino Fundamental II é considerada de extrema importância para a sequência de conteúdos destinados ao Ensino Médio. No atual 7º ano (antiga 6ª série), os estudos sobre equações matemáticas são iniciados com técnicas resolutivas de equações contendo uma única variável e posteriormente a resolução de sistemas de equações pelos métodos da substituição, adição e comparação. Nos assuntos ligados ao 8º ano temos relacionados o estudo dos produtos notáveis, fatorações, equações produto, mmc de monômios e de polinômios, simplificação de frações algébricas, desenvolvimento de equações fracionárias algébricas e resolução de sistemas de equações fracionárias algébricas.

As equações algébricas fracionárias devem ser trabalhadas de forma gradual, onde o professor deve conscientizar os alunos sobre a importância desse conteúdo no decorrer do 9º ano e séries do Ensino Médio. Em razão da característica tecnicista desse tipo de conteúdo, às vezes seu aprendizado torna-se ineficiente, portanto é importante que o professor busque uma linguagem mais aberta, visando ao melhor entendimento por parte dos alunos perante a aplicação das regras e propriedades na resolução desse tipo de equação. À responsabilidade do 9º ano, ficará as aplicações cotidianas envolvendo cálculos voltados para a resolução de equações algébricas fracionárias dentro de contextos ligados ao estudo das Equações do 2º grau, Teorema de Tales, Teorema de Pitágoras e Estudos Trigonométricos no Triângulo Retângulo.

A grande parte dos conteúdos relacionados na grade curricular do Ensino Médio traz em suas entrelinhas equações fracionárias algébricas. No desenvolvimento do Binômio de Newton, nas Progressões Aritméticas e Geométricas, essas equações são abordadas constantemente. Dessa forma os alunos precisam estar cientes de que as equações apresentadas e trabalhadas durante o Ensino Fundamental serão utilizadas no Ensino Médio, em questões de vestibulares e nas áreas de formação superior ligadas ao curso de Exatas.

O sucesso no aprendizado da Matemática depende de um trabalho conjunto entre professor e aluno, onde o primeiro passo deve partir do profissional da educação, em razão de sua experiência de vida, formação acadêmica específica, senso profissional e identificação com a licenciatura em Matemática.

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil
 

 

Nossa sugestão serve tanto para o ensino de frações quanto para a introdução sobre divisão.
Estratégias de Ensino Sugestão para o ensino de frações
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