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A Rio+20 em debate

Estratégias de Ensino

A Rio+20 é uma conferência que contará com a presença de líderes políticos, cientistas e membros da sociedade civil onde esses debaterão temas ligados ao meio ambiente.
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A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontecerá entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 na cidade do Rio de Janeiro, contará com a presença de 193 Estados-membros da ONU e também com milhares de participantes dos mais variados setores da sociedade civil. Embora aborde vários assuntos, terá como temas principais a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. 

Esse evento será uma excelente oportunidade para nós, educadores, trabalharmos com nossos alunos temas relacionados à ecologia e sustentabilidade. Através de atividades práticas, filmes e reflexões, o professor poderá conscientizar seus alunos sobre a importância da conservação do meio ambiente e também do desenvolvimento sustentável.

Nesse artigo várias atividades anteriormente propostas pelo Canal do Educador serão novamente sugeridas, de forma que o professor tenha em mãos várias opções de atividades para trabalhar com seus alunos em sala de aula e também fora dela, assuntos relacionados ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável, tema muito debatido atualmente.

Antes de começarmos é importante lembrar que, por vezes, nossos alunos não sabem o significado do termo desenvolvimento sustentável, e por isso acabam não entendendo muito bem o que falamos e tentamos explicar. Por esse motivo aconselho ao professor trabalhar em sala de aula o conceito de desenvolvimento sustentável, falando sempre em linguagem clara e objetiva, para que o aluno entenda de fato o que esse termo tão popular quer dizer.

Depois de ter certeza que os alunos já sabem o que o termo desenvolvimento sustentável quer dizer, será possível começar as trabalhar as diversas atividades relacionadas a esse assunto, afinal, ele será amplamente debatido nos dias em que se realizarão a Rio+20.

Para que nossos alunos tenham noção de como nós podemos influenciar na saúde do planeta, começaremos pela atividade “Consumo consciente”, na qual professor e alunos descobrirão se são consumidores responsáveis ou não, e se de fato realizam o consumo sustentável.

Através das atividades “Degradação de materiais no ambiente” e “Acompanhando a decomposição dos materiais”, o aluno poderá ter ciência do que o acúmulo de lixo provoca no ambiente e porque o reaproveitamento de materiais e a reciclagem são tão importantes para a saúde do nosso planeta. Falando em reaproveitamento de materiais, convidamos o professor a conferir a atividade “Estimulando a criatividade e o reaproveitamento”, nessa atividade os alunos poderão perceber a diferença entre reciclar e reaproveitar, tendo então a consciência de suas escolhas daqui para frente. A atividade “Coleta seletiva na escola” também pode ser utilizada pelo professor que queira enfatizar a importância da reciclagem de materiais.

Depois de mostrar o quanto o lixo é prejudicial ao meio ambiente, o professor pode trabalhar com seus alunos atividades que envolvam o tema efeito estufa e aquecimento global, assuntos também muito importantes e que serão amplamente discutidos na conferência. Esses assuntos poderão ser trabalhos a partir das atividades “Atividade sobre efeito estufa”, e “Hoje a aula será prática....

Uma vez influenciados pelas ações humanas, os ecossistemas, ricos em biodiversidade, tendem a entrar em desequilíbrio e se extinguirem aos poucos. Visando a conscientização dos alunos para o que ocorre quando as ações humanas influenciam o ecossistema, pode-se trabalhar em sala de aula as atividades “Biodiversidade” e “Equilíbrio dos ecossistemas”.

Alguns filmes também podem ser trabalhos e posteriormente discutidos em sala de aula. A seguir alguns títulos que podem ser utilizados pelo professor para um maior aprofundamento do tema.

- Medicine man;

- Nas montanhas dos gorilas;

- Brincando nos campos do Senhor;

- A costa do mosquito;

- Síndrome da China;

- Ilha das flores.

Antes de reproduzir o filme aos alunos é importante que o professor o veja antes, a fim de elaborar algumas questões de análise e verificar se as cenas são apropriadas para a idade dos alunos.

Com as atividades propostas acima, o professor poderá trabalhar de várias maneiras os mesmos assuntos que serão discutidos na conferência Rio+20. O professor também poderá avaliar os resultados obtidos na conferência realizada no ano de 1992, também na capital carioca, e verificar, juntamente com seus alunos, o que foi feito daquele ano para cá.

 É muito importante que o professor deixe claro que a responsabilidade com o meio ambiente não é apenas de nossos governantes, mas nossa também, afinal, pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

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