Topo
pesquisar

A saúde bucal

Estratégias de Ensino

PUBLICIDADE

Além dos motivos estéticos, cuidados com a higiene bucal são imprescindíveis, uma vez que previnem determinados tipos de doenças e suas complicações. Uma boca malcuidada pode ser terreno bastante fértil para o desenvolvimento de bactérias que, ao serem ingeridas (o que não é difícil, se tratando da boca), podem se espalhar pela corrente sanguínea e causar transtornos bem mais graves que uma simples cárie.

A periodontite, por exemplo, pode conferir perda ou mudança da posição dos dentes, alterações no paladar e mau hálito - sem contar que estudos apontam relação desta com uma gama de problemas, como artrite, infecções pulmonares e doenças renais.

Outro fato constatável é que aproximadamente 40% dos casos de febre reumatoide em crianças são decorrentes de infecções bucais e/ou dentária.

Assim, orientar os alunos (principalmente os de séries iniciais) sobre seus dentes e boca pode ser uma atividade de grande valia, principalmente pelo fato de que, quanto mais cedo forem estimulados, mais fácil será para incorporarem esse hábito no dia a dia.

O professor pode começar a atividade abordando, por exemplo, os alunos que estão mascando chicletes em aula - ou iniciá-la após o lanche, perguntando se escovaram os dentes, com que frequência fazem isso, como fazem e o porquê de se ter este tipo de hábito.

Caso a escola tenha um protótipo de mandíbula, com dentes inseridos, será interessante o seu uso.

Explicar a constituição, tipos e importância dos dentes na alimentação, fala e no que se diz respeito à autoestima; como estes devem ser escovados e com que frequência; a importância de se escolher corretamente a escova de dentes; os cuidados redobrados que usuários de aparelhos ortodônticos devem ter; alguns problemas de saúde e os processos da formação da cárie são alguns pontos que podem ser trabalhados. Informações sobre os dentes de leite podem ser um conteúdo bastante interessante a se acrescentar.

Para concluir o conteúdo, e até mesmo para avaliação, pode ser solicitada aos alunos a confecção de cartilhas sobre o tema.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola