Topo
pesquisar

Adedonha Matemática no ensino de Álgebra

Estratégias de Ensino

A Adedonha Matemática na introdução do ensino de Álgebra permite ao professor trabalhar esse novo conteúdo de forma leve e sem receios.
PUBLICIDADE

Nós, professores, sabemos que a Matemática provoca certo receio nos alunos, principalmente quando o assunto é Álgebra, aí que o espanto é geral! Parece até combinado, pois grande parte das turmas possui uma rejeição imediata à inserção de letras no cálculo numérico. Dessa forma, cabe ao docente procurar um método de introduzir a álgebra, bem como as expressões algébricas, da forma menos “traumática” possível. Para auxiliar nessa delicada missão é que trazemos a proposta do jogo Adedonha Matemática para a introdução do ensino de Álgebra.

Essa proposta consiste em envolver a Matemática em um jogo muito comum entre crianças e adolescentes, a “Adedonha” ou “Stop!”. No jogo tradicional, os participantes escolhem diversos critérios e sorteiam uma letra. Feito isso, devem preencher cada um dos critérios com palavras iniciadas com a letra adotada. Por exemplo, se fosse sorteada a letra “A” e alguns dos critérios fossem nome próprio, fruta e objeto, algumas das respostas poderiam ser Ana, abacaxi e apagador.

Como a ideia é utilizar essa atividade lúdica para introduzir o conteúdo de Álgebra, o professor deve substituir os critérios da adedonha tradicional por expressões algébricas. Para não causar estranheza, o ideal é que não sejam utilizadas letras como variáveis nesse momento. O educador pode escrever no quadro diversas expressões e substituir as incógnitas por círculos ou quadrados, assim como é feito em turmas mais jovens. Veja alguns exemplos de expressões:

Exemplos de expressões algébricas que podem ser utilizadas na Adedonha Matemática
Exemplos de expressões algébricas que podem ser utilizadas na Adedonha Matemática

Para evitar que os valores numéricos se repitam várias vezes, aconselha-se que o professor escreva diversos números em pequenos papéis e sorteie-os no momento da partida. Pode-se definir ainda se haverá um tempo limite para a resolução de cada expressão e o valor obtido em cada acerto ou erro.

Após dar início ao conteúdo algébrico, experimente realizar novamente a adedonha matemática, mas utilizando letras como variáveis. Você vai ver como os alunos encararão essa introdução à Álgebra de forma bem mais natural e tranquila.


Por Amanda Gonçalves
Graduada em Matemática

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola