Whatsapp

Agitação molecular dos Corpos

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Temperatura é o estado de agitação molecular dos corpos.

A forma de se identificar a temperatura de um corpo, segundo o senso comum, é a utilização das palavras quente e frio, mas, na verdade, quente é quando as moléculas estão muito agitadas, ocasionando um aumento na temperatura do corpo. Já o frio se relaciona ao estado mais estacionário das moléculas, quanto menos agitadas, mais frio fica o corpo.

Se juntarmos então dois corpos, o quente e o frio, logo teremos um equilíbrio térmico, pois quem tem excesso de calor cede para aquele que tem falta dele.

Para mostrar na prática aos alunos como funciona a agitação molecular entre os corpos você irá precisar de:

• 1 garrafa térmica com água quente
• Água fria (da geladeira)
• Cubos de gelo
• 3 bacias de plástico
• voluntários

Procedimentos Experimentais

1. Na primeira bacia você irá colocar a água quente;

2. Na segunda, irá misturar as águas quente e fria em quantidades iguais;

3. E na terceira bacia irá colocar a água fria com os cubos de gelo.

Agora peça que seu voluntário coloque uma das mãos na bacia com água quente e a outra na bacia com água fria e o gelo. A diferença entre as temperaturas logo é notada em razão do estado de agitação das moléculas da água.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


 

A fim de concluir o experimento, peça que o voluntário coloque as duas mãos dentro do recipiente 2, que está com as águas quente e fria misturadas. Ele irá dizer que a mão que estava na água fria se esquentou e a mão que estava na água quente se esfriou. Em seguida, ambas ficam iguais.

Você irá definir então o seu experimento junto aos alunos dizendo que aquilo é, na verdade, a sensação térmica, e que eles viram e sentiram o que significa de fato a temperatura.

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Brasil Escola