Topo
pesquisar

Alerta sobre o consumo de sal

Estratégias de Ensino

PUBLICIDADE


Precisamos ou não consumir sal?

Será que o brasileiro faz uso da quantidade correta de sódio em sua alimentação diária? Não, a resposta é dada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo estudos, os brasileiros consomem mais que o dobro da quantidade diária recomendada.

Considerando a importância do consumo ideal de sódio, apresentamos aqui uma sugestão de como introduzir este conteúdo em sala de aula.

A tarefa de casa é: trazer rótulos do produto Cloreto de Sódio (NaCl).

O primeiro passo é esclarecer a diferença entre Sódio e Cloreto de Sódio. Como o próprio nome já diz, este último se diferencia pela adição de Cloro na composição, é o nosso popular sal de cozinha. Já o sódio (Na) é um mineral presente naturalmente em vários alimentos.

Com a embalagem em mãos é possível identificar a presença destes ingredientes. Pergunte à turma sobre a importância deste mineral para a nossa saúde. O sódio apresenta um papel importante em diversas funções do organismo, ele atua na transmissão de impulsos nervosos em todo corpo, permitindo assim o funcionamento do cérebro e o controle de nossas funções vitais.

Diante dessas informações, vemos que um baixo consumo de sal também pode prejudicar nossa saúde. Alerte a turma para que comecem a fazer uso da quantidade ideal: o consumo diário de sódio deve se restringir a 2,4 g, o que equivale a 5 g de sal de cozinha (1 colher de chá).

Apresentamos agora a outra “face da moeda”, as doenças decorrentes do exagero no consumo de sódio: hipertensão arterial, câncer gástrico e osteoporose. Como já foi dito, o brasileiro não sabe administrar bem o consumo de sódio, ele consome entre 4 - 6g por dia.

Oriente os alunos com alguns procedimentos para reduzir o consumo de sal:

• Retire o saleiro da mesa durante a refeição;
• Dê preferência ao consumo de alimentos naturais e evite os industrializados;
• Utilize temperos naturais para dar sabor à comida, como: alho, cebola, manjericão, orégano, salsinha e outros.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais! 

Sal light 

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola