Topo
pesquisar

Análise da perseguição aos Judeus através do filme “O Pianista”

Estratégias de Ensino

PUBLICIDADE


O Pianista

Um dos fatos mais cruéis da história da humanidade foi a perseguição dos nazistas aos judeus, promovendo vários assassinatos e pânico sobre essa população que era um dos alvos para o estabelecimento da “raça pura”. Abordar esse tema em sala de aula permite debater a ideologia nazista, visto que ela foi remodelada e, atualmente, é seguida pelos chamados neonazistas.

A utilização de recursos audiovisuais, se bem selecionados, auxilia bastante no processo de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, ao trabalhar assuntos relacionados à Segunda Guerra Mundial, nazismo, entre outros temas pertinentes, indico a utilização do filme “O Pianista”, que pode ser encontrado em DVD.

Esse filme é baseado na história real de Wladyslaw Szpilman, sobrevivente da perseguição dos nazistas aos judeus. O protagonista é um pianista judeu-polonês que interpreta peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando iniciam as restrições impostas pelos nazistas, como, por exemplo, a utilização de uma faixa no braço indicando quem era judeu, além do confinamento geográfico em uma área vigiada e cercada por muros, que deu origem ao Gueto de Varsóvia.

O Pianista é um relato que se desenvolve durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), no qual Wladyslaw Szpilman, numa forma desesperada de sobrevivência à perseguição nazista, se esconde em diversos prédios abandonados pela cidade devastada até que o conflito chegue ao fim.

Após o filme, solicite a produção de um trabalho abordando o período em que ocorreu a Segunda Guerra Mundial, os principais países integrantes desse conflito, além de destacar as consequências da perseguição aos judeus. Caso os alunos queiram se interar mais sobre o tema, indique leituras de livros específicos e filmes como: “A lista de Schindler”, “A escolha de Sofia” e “A vida é bela”.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola