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As folhas das angiospermas

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Folha perinérvea.

Plantas angiospermas podem ser mono ou dicotiledôneas, cada grupo com características próprias que os define. Dentre estas está a disposição das nervuras das folhas – sendo paralelas, no caso das monocotiledôneas (paralelinérveas); e reticuladas, nas dicotiledôneas (perinérveas).

Considerando esses aspectos, antes de iniciar o estudo das angiospermas em séries iniciais, o professor pode promover uma saída a campo, para uma praça, parque ou mesmo jardim próximo ao colégio, com a finalidade de coletar folhas das mais diversas plantas encontradas, fotografando cada uma, bem como as estruturas das plantas das quais foram retiradas.

Os materiais coletados devem ser colocados em folhas de jornal, e essas entre duas placas de madeira; amarrando o sistema com barbante. Em botânica, este material é chamado de prensa, e tem a finalidade de conservar o material coletado sem que este se desintegre ou desenvolvam fungos sobre ele. Explique sobre isso aos seus alunos.

Antes da aula em questão, procure identificar as espécies fotografadas, recorrendo a pesquisadores desta área, caso necessário. Revele as imagens.

Em sala, discorra o conteúdo sobre angiospermas e a classificação entre mono e dicotiledôneas. Após o explicado, distribua as folhas coletadas entre os alunos e peça para que classifiquem a planta de acordo com as nervuras destas.

Após este exercício, cole as folhas secas em uma cartolina, juntamente com as fotografias, e peça que pesquisem em casa sobre a planta que receberam. Na aula seguinte, solicite que cada um coloque na cartolina o nome e as informações principais sobre o vegetal em questão; e promova uma exposição do material.

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Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola