Topo
pesquisar

Aula de campo: Plantas

Estratégias de Ensino

A aula de campo permite o contato real com os diversos grupos de plantas.
PUBLICIDADE

Aprender na prática é muito mais divertido! Isso todos os professores já sabem. Mas existe um problema: como fazer aulas práticas quando nos faltam recursos?

A proposta desta aula baseia-se na realização de uma aula de campo para a visualização e coleta de material vegetal, a fim de se aprender as diferenças entre cada grupo de plantas. É uma aula simples, porém muito proveitosa.

Primeiramente, escolha um ambiente com uma flora rica, pode ser um parque da sua cidade, por exemplo. O mais importante é que você tenha certeza de que lá serão encontradas briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Após a escolha do local, separe os seguintes materiais:

- Sacos plásticos para as coletas;

- Tesoura de poda;

- Jornal;

- Sacos de papel pequenos;

- Pranchetas para anotação;

- Câmera fotográfica.

Oriente seus alunos para que no dia da aula de campo utilizem chapéus, tênis, calças e blusas com manga longa. O uso de protetor solar também é fundamental.

No dia da coleta, faça com que seus alunos coletem os mais variados tipos de vegetais. Antes desta aula é necessário que eles saibam algumas das principais características dos diferentes grupos de plantas.

Peça que todas as plantas sejam colocadas em sacos plásticos para posterior processamento do material. Os alunos deverão anotar todas as características observadas ainda no campo e fotografá-las se for possível. Peça para que eles observem e comparem as características observadas com as já estudadas. Nesse momento dê uma atenção especial para que eles consigam distinguir os grupos.

Após as coletas, coloque as plantas para secar. As briófitas devem ser colocadas nos pequenos sacos de papel. Os outros grupos devem ser colocados nos jornais e prensados. Para improvisar uma prensa, você pode colocar os jornais com as plantas entre vários livros. É importante identificar cada saquinho de planta e jornal.

Espere alguns dias para secar e depois cole as plantas em pedaços de cartolina. Você também pode fazer uma exposição do material coletado com a identificação do grupo ao qual elas pertencem.

A aula de campo é uma ótima alternativa de aula diferente, entretanto necessita de muita disposição e paciência. Levar seus alunos para um ambiente fora da escola pode ser muito cansativo e requer a cooperação de todos os gestores da escola.


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

Observe os soros na folha da pteridófita
Estratégias de Ensino Aula prática sobre pteridófitas
Existem variadas formas de grãos de pólen
Estratégias de Ensino Observação de grãos de pólen
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola