Topo
pesquisar

Aula sobre a ação humana na natureza

Estratégias de Ensino

O professor pode realizar uma aula sobre a ação humana na natureza a partir de imagens e textos para provocar o debate sobre as relações entre o meio natural e a sociedade.
PUBLICIDADE

O presente texto é uma sugestão de aula sobre a ação humana na natureza, ou seja, a relação que o meio natural possui com a sociedade, tanto no que diz respeito aos recursos naturais quanto em relação aos impactos gerados pela exploração da natureza.

Com essa proposta aula, os alunos poderão compreender como o espaço geográfico se estrutura a partir da transformação dos elementos naturais; perceber o quanto os recursos naturais são importantes para a estruturação das sociedades; e como as práticas antrópicas podem gerar transformações nas paisagens e áreas de preservação.

É importante que aplicação dessa aula seja realizada após os estudantes terem adquirido conhecimentos prévios sobre os conceitos de espaço geográfico e paisagem, bem como o funcionamento básico das sociedades.

1ª aula – Diálogo e uso de imagens

Com um projetor de imagens (Data show), inicie a aula pedindo para que os alunos observem figuras de paisagens naturais, tais como a fotografia abaixo. Assim, de uma a uma, faça perguntas que os estimulem a pensar sobre as características do lugar e, ao final, indague: esses locais apresentados sofreram com a interferência humana?

Exemplo de paisagem natural, aquela que não sofreu transformações antrópicas
Exemplo de paisagem natural, aquela que não sofreu transformações antrópicas

Como se trata de paisagens naturais, elas não sofreram diretamente com as ações antrópicas, resguardando, portanto, os seus aspectos e características.

Em seguida, pergunte aos alunos: esses mesmos locais possuem recursos que podem ser utilizados (solos, matas, etc.)? Faça-os, então, compreender que a natureza é muitas vezes vista como uma fonte de recursos econômicos.

Após apresentar imagens naturais e estimular algumas conclusões entre os alunos, apresente novas imagens, dessa vez com figuras referentes a paisagens transformadas por construções humanas, tais como hidroelétricas, cidades, etc.

Usina hidroelétrica, exemplo da ação humana sobre a natureza
Usina hidroelétrica, exemplo da ação humana sobre a natureza

Da mesma forma que no momento anterior, use perguntas para estimular a opinião deles sobre como aqueles ambientes foram transformados a partir de paisagens naturais. Ao final, demonstre que aquele processo de transformação da natureza culminou na construção de diferentes tipos de espaços geográficos, resultantes da ação humana sobre o meio.

Reitere que isso pode resultar em impactos ambientais, como erosões, desmatamentos etc. Utilize novamente as imagens para demonstrar esses impactos. Lembre-se de que essa estratégia faz com que o aluno associe o conhecimento à figura e não se esqueça facilmente daquilo que foi apreendido.

2ª aula – Leitura, debate e avaliação

Nessa aula, o professor poderá utilizar um texto para que os alunos identifiquem as relações entre sociedade e natureza debatidas na aula anterior. O texto poderá ser do livro didático ou, caso não seja possível, do Portal Brasil Escola, que possui o artigo Natureza e Ação Humana.

Faça a leitura em conjunto com os alunos, procurando debater cada parágrafo e levantando questões-problema para que eles consigam, gradativamente, realizar uma adequada interpretação do texto em questão.

Depois da leitura e dos diálogos, como forma de avaliação, realize uma atividade que poderá envolver tanto os exercícios do texto em questão quanto um estudo dirigido a ser elaborado pelo próprio professor para a releitura do artigo.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola