Whatsapp

Aula sobre as cidades mais poluídas

Trabalhar com os alunos o ranking de cidades mais poluídas pode ser um bom método para a compreensão da poluição urbana em sala de aula.
A poluição urbana é um grave problema ambiental
A poluição urbana é um grave problema ambiental
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

As cidades são espaços de ocorrência e manifestação de inúmeros problemas ambientais. A poluição atmosférica, dos recursos hídricos e dos solos em associação às suas inúmeras consequências são gerados não tão somente por ações individuais, mas também por atividades comerciais e industriais.

Uma forma de melhor introduzir essa questão em sala de aula é abordar com os alunos o ranking das dez cidades mais poluídas do mundo. Compreender quais são essas cidades e as causas para os seus problemas torna-se importante para que os estudantes passem a conhecer melhor a discussão dos problemas ambientais urbanos.

Em face dessa questão, sugerimos que o professor realize uma pequisa orientada na internet com os seus alunos sobre quais seriam as cidades mais poluídas do mundo. A classificação mais utilizada é a divulgada anualmente pelo Instituto Blacksmit, uma ONG (Organização Não Governamental) responsável por avaliar o índice de poluição das cidades. Sugerimos a leitura de um texto a respeito no site do Brasil Escola e que pode ser acessado clicando aqui.

Além dessa classificação, existe outra lista elaborada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que pode ser acessada em outros sites na internet.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após a realização da pesquisa e a anotação das informações coletadas, o professor poderá segmentar a turma em dez grupos, de modo que cada um se encarregue de apresentar uma das cidades do ranking, explicando as causas e as consequências da poluição de cada uma delas.

Com o decorrer das apresentações, ficará nítido que o problema da poluição está sempre relacionado, nessas cidades, com as atividades econômicas. Em alguns casos, é a extração mineral (setor primário da economia) a responsável. Em outros, é a produção industrial e de energia (setor secundário).

Após as apresentações, peça para que os alunos opinem sobre o que aprenderam com a aula, com perguntas sobre quais são as principais causas e consequências comuns à maioria das cidades apresentadas pelos colegas de sala de aula. Se possível, utilize imagens que retratem a paisagem de cada uma das cidades apresentadas. Com isso, os alunos sentirão um maior e melhor interesse em conhecer as questões ligadas ao meio ambiente no espaço geográfico urbano.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia