Whatsapp

Biomas mundiais por meio do jogo de dominó

Abordar os biomas mundiais por meio do jogo de dominó pode ser uma interessante ferramenta de ensino. Todavia, para isso, é necessário fazer algumas adaptações.
Deserto do Saara na Tunísia, o maior deserto do mundo
Deserto do Saara na Tunísia, o maior deserto do mundo
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Uma forma de contribuir para o aprendizado dos principais tipos de biomas do mundo é por meio de uma adaptação do jogo de dominó, na qual, em vez de ter que encontrar peças com o mesmo número, o jogador deverá encontrar o nome de um determinado bioma com as características descritas na pedra em jogo ou as características do bioma da última pedra no tabuleiro. Veja algumas sugestões para as adaptações necessárias para o jogo:

Quantidade de peças: Como existem oito principais biomas no mundo (Tundra, Taiga, Floresta temperada, Floresta equatorial, Floresta tropical, Savanas, Campos e desertos), o professor deve confeccionar previamente vários jogos de dominó com 66 peças. A primeira delas é a “barata” do jogo (pedra inicial do jogo) e deve ter o nome de todos os biomas nas duas metades do retângulo. A segunda peça deve ser uma peça em branco, e as demais devem conter todas as combinações possíveis com o nome de um bioma na primeira metade do retângulo e as características de cada bioma na outra metade. Veja os exemplos:

    

    

      

    

      

Número de Jogadores: O jogo, assim como no dominó original, pode ser jogado por quatro pessoas, em duplas, ou por duas pessoas, individualmente. No caso de duplas, cada jogador recebe 32 peças. No jogo entre duas pessoas, cada participante deve receber 20 peças e ainda restarão 24 peças para comprar no caso do oponente não ter a pedra da vez.

Primeiro a jogar: No início do jogo, os jogadores deverão separar seis peças, entre as quais devem estar a 1º e a 2º peças e quatro peças aleatórias, e realizar um sorteio. O participante ou dupla que pegar a peça 1 inicia o jogo. O segundo participante ou dupla terá direito a peça 2, que garante o direito de jogar no lugar do outro participante ou dupla em uma jogada durante o jogo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Objetivo do jogo: O objetivo do jogo é ficar sem nenhuma peça na mão. Caso não seja possível colocar mais peças no jogo (essa situação ocorre, principalmente, quando as duas pontas do jogo representam o mesmo bioma e não existem mais peças com esse bioma na mão dos jogadores ou para comprar), vence quem tiver a menor quantidade de peças na mão.

O uso desse jogo favorece a socialização dos educandos ao mesmo tempo que facilita a apreensão das principais características dos biomas mundias, uma vez que, ao jogar, o aluno terá que identificar o bioma associado a determinada característica e vice-versa. Recomenda-se o uso dessa ferramenta durante o processo de consolidação da aprendizagem, quando os alunos já tiverem tido uma explicação do conteúdo, já que eles precisarão ter um certo domínio do que foi explicado para conseguir jogar. Também é recomendado que os alunos recorram ao livro didático sempre que houver alguma dúvida com relação às características dos biomas.

O professor, como mediador do conhecimento, deve, enquanto os alunos jogam, circular pela sala para verificar se os alunos estão realizando a atividade e esclarecer dúvidas sobre as regras do jogo e sobre o conteúdo. Sendo assim, a avaliação ocorrerá a partir da observação do professor em relação ao desenvolvimento da atividade e da facilidade/dificuldade que os educandos tiverem para jogar.

Vale ressaltar ainda que o jogo de dominó, desde que tenha um objetivo pedagógico, pode ser utilizado durante o ensino de outros conteúdos e disciplinas. Para isso, é necessário realizar algumas adaptações para atender os objetivos pedagógicos de acordo com as disciplinas ou conteúdo ministrado.


Por Thamires Olimpia
Graduada em Geografia