Topo
pesquisar

Composição Textual

Estratégias de Ensino

PUBLICIDADE

. 
Aula prática de produção de texto a partir de fragmentos de música. 

 

A produção de texto é essencial na formação de um aluno. Contudo, a rotina das aulas de redação leva ao desinteresse do alunado, pois é sempre a mesma: fazer um texto sobre um tema indicado pelo professor.

No geral, as aulas de redação têm a intenção de ensinar o aluno a expor seus argumentos com a finalidade de produzir um texto coerente.

Entretanto, há uma forma diferente de desenvolver a capacidade do aluno de analisar a estrutura e de organizar um texto a partir das idéias apresentadas.

Para tanto, o professor irá propor uma nova metodologia de composição textual. Os alunos se dividirão em grupos, os quais poderão ter de 5 a 8 alunos. Cada um será responsável por trazer duas frases da letra de uma música que preferir e deverá grafá-las em um pedaço de papel, com letras legíveis e maiores. Além disso, o grupo deverá trazer cartolinas ou papel pardo para a aula.

Em sala, os integrantes de cada grupo juntarão as frases e caberá ao grupo decidir de que forma irão dispor as frases no cartaz, de modo que tenha coerência e coesão quando o texto for lido. Logo, os fragmentos de cada música serão dispostos a fim de se produzir um texto, o mais coerente possível.

Os alunos refletirão sobre o processo de construção de um texto que tenha sentido à medida que forem organizando as sentenças. Ao final da atividade, os alunos podem apresentar seu texto para turma, lendo-o. A classe irá se surpreender com textos de diversos tipos: irônicos, melancólicos e, principalmente, engraçados.

Essa atividade é interessante para turmas grandes, pois quanto maior o número de pessoas por grupo, mais reflexão sobre a organização do texto será necessária. Os alunos deverão concordar entre si sobre como as orações serão dispostas no cartaz, o que promoverá o sentido do trabalho em grupo e a divisão de tarefas.

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Português - Estratégias de Ensino - Educador -  Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola