Topo
pesquisar

Compreendendo a AIDS

Estratégias de Ensino

PUBLICIDADE


Teatro sobre AIDS: uma maneira de aprender e também de informar outras pessoas.

A AIDS é uma doença, até então, incurável, sendo por isso a mais temida - e a mais falada - das doenças sexualmente transmissíveis. Entretanto, apesar de diversas iniciativas e difusão de informações na mídia, o número de portadores jovens vem aumentando, o que significa que existe a necessidade deste tema ser bastante discutido entre indivíduos desta faixa etária.

Considerando tal fato, este texto tem como objetivo fornecer sugestões para se trabalhar este tema em sala de aula, tanto com alunos do Ensino Fundamental quanto Ensino Médio, levando em conta o número considerável de indivíduos destas séries que já possuem vida sexual ativa.

Para iniciar o tema, o professor poderá pedir para que seus alunos pesquisem e levem para a sala de aula materiais sobre a AIDS, buscando respostas para as perguntas que se seguem:

O que é a AIDS?
Como a AIDS é transmitida?
O que o vírus da AIDS causa no organismo?
Quais seus sintomas?
Como se previne a AIDS?
Existe tratamento para a AIDS? Como ele é feito?

No dia da atividade, questionar novamente tais questões, corrigindo os possíveis erros e complementando as informações.

Após este momento, sugerir a montagem de uma peça teatral a partir de uma situação-problema. Frise a importância de enfocar aspectos relacionados a direitos humanos e também de se deixar claro não somente o que transmite a AIDS, mas também o que não transmite, como uso de talheres, beijo na boca e relação sexual com camisinha.

Divida os alunos em grupos com diferentes funções: personagens, roteiristas, responsáveis pelo cenário, etc., de forma com que todos participem.

Em um dia previamente combinado, e previamente divulgado, a apresentação deverá ser feita a todos da escola, em horário compatível. Assim, todos poderão se informar e, possivelmente, se prevenir contra esta doença.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Biologia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola