Topo
pesquisar

Conhecendo melhor seus alunos através do inglês

Estratégias de Ensino

PUBLICIDADE


Conhecer a turma é essencial para a quebra de alguns paradigmas!

Às vezes é muito difícil despertar a atenção dos alunos para a língua inglesa. Eles estão desinteressados, pois dizem que não sabem nada, que não vão precisar disso na vida, que não sabem nem o português. Mas, essas argumentações são só desculpas provenientes do fato de acharem que são incapazes de aprender uma nova língua, de terem internalizado que é muito difícil lidar com um novo idioma.

Então, cabe ao professor tornar a aula mais agradável, mais interativa! Mas como? Deixe o aluno se expressar, falar dele, de seu dia a dia, de sua convivência com os colegas, do que faz com a família, etc.

Uma atividade pode ser lucrativa para ambas as partes: os alunos se sentirão mais próximos da segunda língua e do educador, e este conhecerá melhor sua turma!

Selecione algumas gravuras de comidas e bebidas, por exemplo. Escreva embaixo: I like e I don´t like. Os alunos deverão preencher as linhas escrevendo frases com o que gostam e o que não gostam: I like orange juice, I don’t like chinese food, etc.

Se os alunos não souberem os nomes das comidas e bebidas, você poderá colocá-los em outro quadrinho, para que eles façam a associação da figura e denominação.

Outros temas podem ser colocados, como: esportes, datas comemorativas, brinquedos, objetos, animais. As figuras da família em combinação com o verbo “have” também funcionam muito bem: I have brothers. I don’t have a baby in my family.

Você poderá intitular essa atividade como “Falando a meu respeito” ou “Falando sobre mim” e realizá-la eventualmente ou apenas uma vez. Se tiver intuito de criar laços com a turma, o ideal é que seja ministrada, no mínimo, uma vez por mês.

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras - Português e Inglês
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

Muito além da gramática
Vá com seus alunos onde ninguém foi: muito além da gramática!

Inglês - Estratégias de ensino - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola