Topo
pesquisar

Construção de um periscópio

Estratégias de Ensino

A construção de um periscópio é uma atividade de baixo custo que pode facilitar e tornar interessante a compreensão dos seus alunos sobre a associação de espelhos planos.
PUBLICIDADE

No estudo da óptica, existem diversos fenômenos que despertam muito o interesse dos alunos, entre eles o da reflexão. Um tema trabalhado dentro desse conteúdo são os espelhos planos. Para fazer uma aula diferenciada, mais atrativa e que motive a participação dos alunos, o professor de física pode realizar uma atividade prática baseando-se na construção de um periscópio para trabalhar o conteúdo de associação de espelhos planos.

O periscópio é um instrumento óptico que tem seu funcionamento baseado na associação de dois espelhos planos, separados por certa distância e inclinados 45º. Os raios luminosos provenientes do objeto a ser observado atingem o primeiro espelho que os reflete para o segundo espelho, fazendo com que cheguem aos olhos do observador.

Esse instrumento é utilizado principalmente em submarinos, pois permite que objetos que estão localizados acima da água sejam observados.

Para construir um periscópio você vai precisar de:

  • Papel cartaz preto;

  • dois espelhos planos;

  • régua, tesoura, cola e fita adesiva.

Montagem

  • corte um pedaço do papel cartaz em dimensões de 66 cm por 43;

  • faça a divisão do papel em quatro partes iguais, dobrando-o como para fazer um tubo;

  • corte de forma retangular a parte onde você observará o espelho e a parte pela qual entrará a luz do objeto a ser observado;

  • coloque os espelhos dentro do tubo que foi montado.

    Observe na figura abaixo como deve ser a montagem do instrumento:

A figura mostra como deve ser montado o periscópio
A figura mostra como deve ser montado o periscópio

Após a montagem do aparelho, deixe que os alunos explorem-no de várias formas, inclusive variando o ângulo dos espelhos para ver o que acontece com a formação da imagem para diferentes ângulos.

Para finalizar a aula, comente com a turma sobre a importância histórica desse instrumento, por exemplo, durante as guerras, possibilitando que os soldados observassem as tropas inimigas nas trincheiras.


Por Mariane Mendes
​Graduada em Física

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola