Whatsapp

Construção de uma vitrola

Uma boa alternativa para atividades relacionadas ao estudo das ondas é a construção de uma vitrola com materiais de baixo custo.
É possível construir uma vitrola com materiais de baixo custo
É possível construir uma vitrola com materiais de baixo custo
Crédito: shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Para o estudo das ondas sonoras e dos conceitos relacionados à acústica, um bom experimento para discussão e fixação do conteúdo é a construção de uma vitrola, também chamada de gramofone. Os materiais utilizados são de baixo custo, e a montagem da vitrola é extremamente simples.

Materiais utilizados:

Montagem

O primeiro passo é a confecção do cone que servirá de amplificador. Utilizando a folha de papel sulfite A4, deve-se enrolá-la de modo a formar um cone. Use a fita adesiva para prender o papel e mantê-lo no formato de cone. Em seguida, o alfinete deve ser transpassado próximo à região da ponta do cone.

No centro do quadrado de papelão, deve ser feito um furo, de espessura tal que o lápis possa ser colocado. O disco de vinil deve ser colocado sobre o papelão, tendo o lápis como eixo central.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao girar o disco, deve-se colocar o alfinete em contato com ele e procurar a melhor posição. Ao passar pelos sulcos do disco, o alfinete vibra nas frequências características do que foi gravado. A frequência é transmitida ao cone que amplifica o som.

Atividade

Além da montagem e observação da produção do som, é interessante pedir aos alunos que façam um relatório sobre o experimento. Nesse relatório, eles responderão perguntas como:

  1. Quais são as características das ondas sonoras?

  2. Como você acha que foi possível ouvir pequenos trechos do disco mesmo sem a utilização de energia elétrica?

  3. Como são gravados os discos de vinil? E os CDs?

  4. Por que a velocidade com a qual se gira o disco torna os trechos ouvidos mais agudos?

 

Por Joab Silas da Silva Júnior
Graduado em Física.