Topo
pesquisar

Criação de vídeos sobre o movimento vegetal

Estratégias de Ensino

Nesta proposta de aula prática, os alunos serão responsáveis pela criação de vídeos sobre o movimento vegetal.
PUBLICIDADE

Sabemos que as plantas são organismos que, diferentemente dos animais, não conseguem locomover-se para capturar seu alimento. Entretanto, esses seres são capazes de realizar outros movimentos, como o crescimento orientado pela luz (fototropismo) e aquele orientado pela gravidade (gravitropismo).

Apesar de ser possível observar frequentemente os movimentos vegetais, muitos alunos não têm curiosidade de verificar esses fenômenos no dia a dia. Assim sendo, a aula prática aqui apresentada tem por finalidade mostrar o fototropismo de uma maneira mais didática, incentivando assim a observação desse acontecimento na natureza.

Nesta proposta de aula, os alunos serão responsáveis pela criação de vídeos sobre os movimentos vegetais. Para isso, eles precisarão de:

→ Planta de crescimento rápido, como o girassol e o boldo;

→ Vaso de plantas;

→ Local no qual incida luz, como uma horta;

→ Equipamento para a captura de imagens (celulares, máquinas fotográficas, notebook, tablets, entre outros);

→ Computador com programa para montagem de vídeo (Windows Movie Maker, por exemplo).

Inicialmente será preciso plantar o vegetal em um vaso e colocá-lo deitado na horizontal. É importante que o vaso fique em um local em que a luz incida durante o dia. Após o plantio, o experimento deverá ser observado quatro vezes ao dia durante 10 dias.

A cada dia, o aluno deverá obter quatro fotos, que serão retiradas em horários diferentes. Essas fotos deverão ser salvas de acordo com a ordem em que foram tiradas: Foto1, Foto2, Foto3, Foto4. Após os 10 dias, o aluno terá um total de 40 fotos que serão usadas para a criação do vídeo.

Utilizando um editor de vídeo, basta selecionar as fotos relativas ao experimento. Deve-se, então, escolher o tempo de duração de cada imagem, que pode ser de, em média, cinco segundos. Feito isso, é só salvar o projeto.

Para que o vídeo fique bonito e seja possível verificar o movimento da planta em direção ao Sol, é importante que todos os dias as fotos sejam retiradas no mesmo lugar e no mesmo ângulo. Para isso, pode-se usar um tripé ou mesmo um apoio feito com livros.

Para estimular a criação dos vídeos, o professor pode propor uma exposição ou até mesmo a publicação em um site ou redes sociais da escola.

Boa aula!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Experiência com Cravos Coloridos
Estratégias de Ensino Capilaridade nas plantas
A aula de campo pode ser uma ótima forma de observar os diversos grupos de plantas
Estratégias de Ensino Aula de campo: Plantas
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola