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Determinação da acidez de um suco de limão ou de laranja

Por meio do uso de indicadores ácido-base naturais feitos de frutas (como amoras, jabuticabas e uvas) é possível realizar a determinação da acidez de sucos de laranja e de limão.
Esse experimento de titulação ácido-base pode ser realizado em sala de aula
Esse experimento de titulação ácido-base pode ser realizado em sala de aula
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O experimento a seguir tem como principal objetivo determinar a acidez de diferentes amostras de sucos de limão e de laranja por meio de um indicador natural ácido-base. O professor pode realizar esse experimento em sala de aula para turmas que estejam estudando o conteúdo de “Titulação ácido-base”.

Materiais e reagentes:

  • 2 copos de vidro ou béqueres;
  • Água;
  • Amoras, jabuticabas, jambolão ou uvas;
  • Solução de hidróxido de sódio a 0,1 mol . L-1;
  • Um bastão de madeira ou um pistilo;
  • Copo do tipo usado para espremer limão ou almofariz;
  • Coador de café;
  • Recipiente de vidro de 1L;
  • Proveta de 50 mL;
  • Conta-gotas.

Amora, jabuticaba, jambolão e uva são frutas que podem ser usadas como indicadores ácido-base

Procedimento experimental:

O professor deve preparar antecipadamente a solução de hidróxido de sódio a 0,1 mol . L-1. Isso pode ser feito seguindo os seguintes passos a seguir:

  1. Pesar 4,0g de hidróxido de sódio (NaOH) em um béquer;
  2. Acrescentar água para dissolver o hidróxido;
  3. Esperar a mistura esfriar;
  4. Transferir a mistura para um balão volumétrico de 1L;
  5. Completar o volume de 1L com água, agitando para homogeneizar.

Com a solução pronta, o professor pode dar início ao experimento em sala de aula:

  1. Primeiro prepare a solução que será usada como indicador ácido-base, triturando, com o bastão de madeira ou o pistilo, aproximadamente 10g da fruta escolhida no copo (do tipo usado para espremer limão ou no almofariz);
  2. Acrescente água até cobrir o vegetal e continue triturando a mistura. Isso pode ser feito também em um liquidificador;
  3. Filtre a solução com o coador de café, colocando a solução de indicador-ácido-base obtida em um copo ou béquer;
  4. Colocar 10mL do suco de limão ou de laranja em um copo. Podem ser usados tubos de ensaio também, porém a quantidade da amostra deverá ser menor;
  5. Adicionar 15 gotas da solução de indicador;
  6. Anotar a cor obtida;
  7. Adicionar a solução de hidróxido de sódio com o conta-gotas bem devagar, anotando quantas gotas são necessárias para que a mistura adquira a coloração do ponto de viragem da titulação;
  8. Essa parte do experimento pode ser realizada também da mesma forma como é feita na titulação em laboratório de química: colocando o titulante na bureta, isto é, a solução de hidróxido de sódio e o titulado (a mistura do suco com o indicador) em um erlenmeyer.

Resultados e discussão:

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Para melhores resultados, o professor pode pedir para os alunos usarem amostras de diferentes sucos de laranja e limão. Depois podem comparar entre si os resultados obtidos e colocar os materiais que foram analisados em ordem crescente de acidez, como o exemplo mostrado a seguir, sendo que nessa ilustração temos a escala para diferentes pHs, obtida com o extrato de amora, jabuticaba, jambolão e uva, respectivamente:

Escala de cores para diferentes pHs, obtida com o extrato de amora, jabuticaba, jambolão e uvas


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química