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Diretrizes Curriculares Básicas na Matemática

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Interdisciplinaridade no ensino da Matemática

A contextualização dos conteúdos matemáticos contribui para o máximo aproveitamento por parte do aluno, através das relações existentes entre os conteúdos e o contexto social e pessoal do educando, dando significado ao que está sendo aprendido, baseando-se na ideia de relação incessante do sujeito com o objeto de conhecimento. De certa forma a contextualização desenvolve no jovem uma grande capacidade de relacionar o conteúdo estudado com as teorias e aplicações práticas.

Além da contextualização, as Diretrizes Curriculares do Ensino Médio propõem uma relação dos conteúdos matemáticos com situações de práticas de aprendizagem, essa relação deve ser feita através da interdisciplinaridade, aplicando os conceitos matemáticos nas outras disciplinas.

Os professores de uma mesma classe devem realizar a interdisciplinaridade através da elaboração de um projeto voltado para a investigação, intervenção e realização de atividades. É preciso saber identificar os conteúdos de outras disciplinas que serão trabalhados em parceria com a Matemática, a fim de descrever, explicar, prever soluções e executar as ações. Devemos compreender a interdisciplinaridade como uma ferramenta articuladora, e não um mecanismo que irá diluir as disciplinas e exigir do professor uma postura “pluriespecializada”.

Precisamos ressaltar que esses princípios básicos precisam de um planejamento conjunto e integrado por parte da escola e o compromisso dos agentes envolvidos no intuito de colocar os objetivos em prática.

Dentre as contribuições gerais da interdisciplinaridade, podemos destacar:
- Melhor desenvolvimento e orientação na definição do seu papel na sociedade;
- Entender o mundo moderno, criticando e buscando soluções inovadoras;
- Maior integração entre as áreas de conhecimento.

Uma situação importante que deve ser tratada como um caso de interdisciplinaridade no ensino da Matemática é a sua linguagem, pois ao estudar Física, Química e Biologia usamos a linguagem no intuito de expressar as leis naturais.

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Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola