Whatsapp

Elaboração de um dicionário de Matemática em sala de aula

A elaboração de um dicionário de Matemática em sala de aula pode estimular a aprendizagem, bem como a pesquisa e a investigação.
Confira dicas para ajudar seus alunos a adquirirem vocabulário em Matemática
Confira dicas para ajudar seus alunos a adquirirem vocabulário em Matemática
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Professor, você já deve ter se perguntado como a memória dos alunos pode ser tão curta, não é mesmo?! Sejam crianças ou adolescentes, eles vivem confundindo-se com alguns termos matemáticos, chegando até mesmo a afirmar que “nunca ouviram essa palavra antes” depois de um detalhado estudo sobre o assunto.

Até que nas aulas de Português alguns alunos possuem o hábito de consultar o dicionário ao deparar-se com um termo desconhecido, mas por que não trazer essa prática também para as aulas de Matemática? O fato é que poucos conhecem um dicionário matemático e, infelizmente, o de língua portuguesa não abrange correta e detalhadamente a definição dos conceitos usados pela Matemática.

Uma alternativa para o professor é a elaboração de um dicionário de Matemática em sala de aula. Solicite aos alunos que separem algumas folhas de seus cadernos ou peça para que comprem uma caderneta para preparar o dicionário. Paralelamente à produção dos alunos, faça um painel e cole na sala com as palavras que mais geram dúvidas.

O glossário de cada um dos estudantes deve ser organizado a partir de uma ordem. As páginas podem ser separadas por ordem alfabética ou por temática, podendo ser criadas seções como álgebra, geometria, entre outras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A cada dúvida levantada sobre o significado de algum termo, caberá aos alunos solucioná-la. Para isso, eles poderão discutir, pesquisar e investigar, e apenas em último caso o professor deverá trazer a resposta. Inicialmente, a única função do educador será a de colocar a palavra no painel da sala de aula. Quando a turma encontrar o significado da palavra procurada, cada aluno deverá registrar em seu glossário.

Além das dúvidas levantadas em sala, é importante estimular os alunos a trazerem para a discussão o significado de outros termos que encontrarem. Por exemplo, pode ser que alguém veja uma palavra na televisão ou na internet de significado desconhecido que seja relacionada com a Matemática. Ao trazer essa palavra para a discussão em sala, os alunos serão estimulados a pesquisar e terão cada vez mais prazer em investigar e aplicar o conhecimento adquirido.


Por Amanda Gonçalves
Graduada em Matemática