Topo
pesquisar

Ensinando os pronomes

Estratégias de Ensino

PUBLICIDADE


A bola pode ser um instrumento para o ensino de inglês!

Para se ensinar os pronomes he, she, we, they, há uma aula simples, prática e bastante divertida.

O professor propõe que os alunos afastem as cadeiras e façam uma roda. Então, sem falar nada, o educador pega uma bola plástica, leve e cheia e diz: Hello! My name is João. E comunica: Vou jogar essa bola para alguém (a fim de que quando ele jogar ninguém seja pego de surpresa). Logo, o educador lança a bola para um aluno e, assim que o mesmo agarrar a bola, diz: He is Leandro.

Dessa forma, “Leandro”, que ainda está com a bola plástica em mãos, deve seguir o mesmo exemplo dado pelo educador: My name is Leandro. E então, lançará o objeto para um colega e deverá apresentá-lo(a): She is Maria. Em seguida, Maria dará sequência ao aprendizado.

Após essa dinâmica, o professor poderá separar os alunos em duplas e deverá ser feito o mesmo processo. No entanto, a dupla deverá dizer: We are Joana e Jéssica e quando a outra dupla pegar a bola plástica, dirá: They are Paulo e Tiago.

Essa dinâmica ajudará o aluno a fixar os pronomes, a diferenciar as pessoas do discurso em gênero (feminino ou masculino) e número (singular ou plural).

Além disso, não é necessário que o professor introduza a matéria de maneira teórica primeiramente, uma vez que no decorrer da atividade o estudante perceberá por seus intuitos cognitivos o que dizer e como.

Há outra vantagem nessa aula, como no geral as crianças gostam muito de brincar com bola, este objeto por si só já será um atrativo para a aula.

Esta aula prática é direcionada para alunos do ensino fundamental que estão aprendendo os pronomes em inglês. Contudo, como revisão poderá ser aplicada em qualquer ano, desde que com objetivo educacional.

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras Português e Inglês
Equipe Brasil Escola

Inglês - Estratégias de ensino - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola