Topo
pesquisar

Entendendo melhor o texto em inglês

Estratégias de Ensino

PUBLICIDADE


O exercício de “match” ajuda na hora da leitura do texto em inglês!

Sabemos que a realidade do ensino de inglês na escola regular é diferente da escola de idiomas. Muitas vezes os alunos chegam ao final do ensino fundamental sem saber o vocabulário básico da segunda língua.

Existem algumas atividades para ajudar o professor a lidar com este tipo de problema. O importante aqui é não descartar o português, mas tê-lo como ponte. Duas dessas tarefas são básicas: Match e Complete.

Na primeira, coloque palavras-chaves do texto de um lado e a tradução do outro. Se a turma já estiver mais avançada, pode colocar o significado em inglês. O intuito é que o aluno ligue os pares. Por exemplo: objeto/object; family/família, coisa/thing; glass/vidro, e assim por diante.

Essa mesma atividade pode ser feita com sinônimos e antônimos.

Na segunda, o objetivo é completar as expressões que aparecem no texto, como: good manners, young couples, sharp tone, naked eye e etc.

De um lado, coloque a tradução da expressão e de outro, uma das palavras em inglês que fazem parte da locução. A outra palavra deverá ser colocada em uma caixa. Então, caberá ao aluno preencher a lacuna vazia com o termo correto.

Veja:

high  part-time   state    family

 

 

1. emprego de meio expediente                                _________ job
2. finanças familiares                                                  _________ finances
3. universidade estadual                                             _________ university
4. escola secundária                                                    _________ school


Importante: Essas atividades devem ser aplicadas antes da leitura textual, uma vez que a resposta estará no texto e a intenção é que o aluno faça a discriminação visual e utilize a lógica, o raciocínio para isso!

Quando o aluno tiver realizado previamente estes exercícios, a leitura do texto ficará muito mais fácil, pois além da memória, ele contará com a desenvoltura na associação de significados. 

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras - Português/ Inglês
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

“Ache os pares”: palavras e definições
Dinâmica envolvendo as palavras e definições que aparecem no final dos textos.

Inglês - Estratégias de ensino -  Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola