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Eteno e o amadurecimento de frutas

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Em diversas plantações os cachos de banana são envolvidos em sacos plásticos
Em diversas plantações os cachos de banana são envolvidos em sacos plásticos

Introdução

Ao ensinar o conteúdo de “Funções Orgânicas”, sob o subtópico “Alcenos”, o professor de Química pode utilizar um experimento simples e do cotidiano dos alunos, através do qual eles notarão a presença do alceno mais simples e mais importante em suas vidas. Trata-se do eteno ou etileno (H2C=CH2).

Este alceno é um gás incolor, de sabor adocicado, que em condição ambiente é praticamente insolúvel em água, mas bastante solúvel em solventes orgânicos e é encontrado em poços petrolíferos. Na indústria, ele é obtido por meio do craqueamento da nafta resultante do refino do petróleo e do tratametno do gás natural. Ele é  utilizado como combustível, como narcótico, na fabricação de plásticos como o polietileno e é também usado no amadurecimento artificial de frutos.

Em razão do seu grande uso na indústria, o eteno é o 4º produto químico mais fabricado no mundo e, em 2003, ocupava o 2º posto nos Estados Unidos.

O eteno é produzido por frutos verdes e é o responsável pelo amadurecimento deles. Em nível doméstico é possível utilizar essa propriedade do eteno para amadurecer mais rapidaamente determinadas frutas. Por exemplo, quando se embrulha bananas em jornal, é como se tivéssemos “aprisionado” o etileno, acelerando o amadurecimento da fruta.

Outros dois fatores importantes a se notar, e que provavelmente são fatos já observados pelos alunos, são: em temperatura mais elevadas, as frutas amadurecem mais rápido; e uma fruta podre faz com que outras que estão ao seu redor também apodreçam. Esses fatos são explicados também em razão da presença do gás eteno nas frutas. Em temperaturas elevadas, o eteno reage mais rapidamente e quando uma fruta podre ou bem madura entra em contato com outra, ela libera o eteno, o que provoca o aceleramento do processo de maturação da outra.

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Vejamos como o professor pode transmitir esses conhecimentos para os alunos de maneira mais eficaz, em uma aula experimental.

Objetivo:

Verificar que frutas envolvidas em embalagens amadurecem mais rapidamente e associar este fato com a sua produção de gás eteno.

Materiais:

  • Bananas-nanicas verdes;
  • Uma folha de jornal;
  • Saco plástico.

Procedimento experimental:

O professor deve pedir para que os alunos embrulhem a primeira banana verde com jornal e a segunda com o saco plástico. A terceira não deve ser envolvida em nada, ela amadurecerá normalmente.

Os alunos devem então observar durante uma semana o processo de amadurecimento de cada banana. Suas observações diárias devem ser anotadas para depois haver a comparação dos resultados obtidos.

Para acelerar o processo de amadurecimento de uma fruta é possível embrulhá-la em jornal
Para acelerar o processo de amadurecimento de uma fruta é possível embrulhá-la em jornal.

Resultados e Discussões:

O professor pode pedir um relatório experimental, em que os alunos deverão expor qual banana amadureceu mais rápido e propor uma explicação para o fato.

Nesse trabalho, eles devem fazer uma relação com o gás eteno produzido pela banana, dizendo exatamente qual é a sua estrutura, seu nome oficial e sua função orgânica.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola