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Experimento de tonoscopia em sala de aula

Estratégias de Ensino

Este experimento de tonoscopia pode ser realizado em sala de aula para retratar que de fato a pressão de vapor de um solvente diminui com o acréscimo de um soluto não volátil.
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Professor, você pode usar o experimento de tonoscopia que será mostrado a seguir para demonstrar na prática para os seus alunos que realmente a pressão de vapor de um solvente diminui quando se acrescenta a ele um soluto não volátil. Utilizaremos aqui como soluto não volátil o açúcar (sacarose - C12H22O11).

Os materiais são de fácil obtenção, podendo ser encontrados em qualquer cozinha. Além disso, não é necessário um laboratório de ciências para a realização dessa aula prática. Você pode realizar esse experimento de tonoscopia em sala de aula mesmo.

Materiais e reagentes:

- água;

- açúcar;

- dois copos;

- dois pratos retos e transparentes (se preferir, pode substituir por duas redomas de vidro ou de plástico transparente, como uma queijeira);

- Colher (de sopa);

- Caneta hidrográfica (pode usar também uma etiqueta ou uma fita crepe e caneta normal).

Procedimento experimental:

1- Coloque água em ¾ dos dois copos;

2- Acrescente três colheres de açúcar em um dos copos com água e misture bem até que todo o açúcar se dissolva;

3- Use a caneta hidrográfica para identificar o copo que possui somente água e o copo que possui a mistura de água e açúcar. Além disso, faça um sinal na altura em que a água está nos dois copos;

4- Tampe os dois copos usando os pratos transparentes;

5- Deixe em repouso por algum tempo e observe o que ocorre.

Resultados e discussão:

Os alunos observarão que, com o passar do tempo, o volume da solução formada por água e açúcar aumentará de volume, enquanto o volume da água pura diminuirá:

Resultado do experimento de tonoscopia
Resultado do experimento de tonoscopia

Isso ocorre porque, conforme explicado pela propriedade coligativa da tonoscopia, a pressão de vapor do solvente diminui quando se adiciona a ele um soluto não volátil. As soluções tendem a um equilíbrio que é atingido quando as pressões de vapor do líquido puro igualam-se às pressões de vapor da solução.

Assim, quando adicionamos o açúcar à água, a pressão de vapor diminui, pois as partículas desse soluto “bloqueiam” ou “atrapalham” o escape das moléculas de água do sistema, diminuindo o número de moléculas que evaporam em um determinado intervalo de tempo. Visto que o vapor diminui, a parte líquida aumenta. Já a água pura passa para o estado de vapor normalmente e, com isso, o volume do líquido diminui.

Observe na tabela a seguir como o aumento do número de partículas de sacarose dissolvidas em uma mesma quantidade de água diminui proporcionalmente à pressão de vapor desse solvente:

Pressão de vapor com adição de sacarose na água
Pressão de vapor com adição de sacarose na água


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

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