Whatsapp

HQs e quadrinhos nas Ciências e Biologia

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Histórias em quadrinhos podem retratar diversas situações interessantes para se trabalhar com os alunos
Histórias em quadrinhos podem retratar diversas situações interessantes para se trabalhar com os alunos

Atividades que envolvam o desenvolvimento artístico e criativo dos alunos, na Biologia, são sempre bem-vindas, já que estimulam mais facetas do aprendizado de cada um e, muitas vezes, transformam um conteúdo tradicionalmente “difícil”, ou mesmo “chato”, na visão deles, em algo mais prazeroso.

Tirinhas, ou mesmo as histórias em quadrinhos (as HQs), podem ser excelentes opções quanto a esta proposta. Elas podem simplesmente ilustrar determinado assunto, fornecer informações que instigam o senso crítico do aluno, dentre outros. Assim, o professor pode utilizá-las de acordo com sua intenção, e tem também oportunidade de sugerir que os alunos criem as suas.

Proponho que o primeiro passo seja feito no sentido de apresentar aos alunos alguns destes materiais e suas características. Caso haja como, os professores de Artes e Língua Portuguesa podem auxiliar neste passo, frisando os elementos deste tipo de produção, o tipo de linguagem, e demais aspectos relevantes.

Mais adiante, o professor de Biologia, ou mesmo o de Ciências, pode apresentar algumas destas produções aos seus alunos como forma de contextualizar o conteúdo apresentado, trabalhando com as informações fornecidas por elas. Algumas destas podem ser encontradas no sítio EDUHP, do site do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Esta tirinha, por exemplo, mostra o aluno refletindo, equivocadamente, sobre a forma com que este 70% de água estaria presente em nosso corpo. A partir daí, pode ser discutido em sala de aula o porquê de o garoto ter se enganado, como a água está realmente distribuída, dentre outras questões que provavelmente irão surgir. Assim, o conteúdo pode se tornar mais interessante e passível de ser, de fato, compreendido.

Depois de momentos como estes, o aluno estará mais familiarizado com este tipo de produção, e mais apto a arriscar também fazê-la; cabendo ao educador sugerir como se dará o andamento desta etapa. Uma sugestão é que, no fim do ano/período, organize uma exposição com os quadrinhos confeccionados. Se for possível convidar também a comunidade, poderá ser ainda mais enriquecedora esta proposta!

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola