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Identificação dos números negativos

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Os números negativos fazem parte de um conjunto chamado conjunto dos números inteiros. Esse conteúdo é apresentado aos alunos do 6º ano do ensino fundamental, algumas escolas antecipam a sua definição aos alunos do 5º ano.

Sempre é uma dificuldade para os professores fazer os alunos compreenderem com clareza a definição dos números negativos e praticar as quatro operações com esses números. Veja abaixo um plano de aula que irá facilitar o aprendizado dos alunos com relação a esse conteúdo.

PLANO DE AULA

Tema: Identificar números negativos

Objetivo: Esse plano tem como objetivo facilitar a compreensão sobre números negativos. Que ao término da aplicação desse plano os alunos sejam capazes de identificar um número negativo e resolver situações problemas envolvendo números negativos.

Público alvo: Alunos do 5º ou 6º ano do ensino fundamental.

1ª aula
Na primeira aula o professor deve trabalhar com os alunos a identificação de números negativos no dia-a-dia. Isso pode ser feito da seguinte maneira: Em uma aula anterior, peça para eles pesquisarem em revistas, jornais, internet, notícias que envolvam números negativos. Com o resultado dessa pesquisa forme grupos com a turma e promova uma discussão entre eles sobre as diferentes formas de representação dos números negativos no nosso cotidiano.

Logo após, o professor deve anotar as observações feitas pelos alunos e dialogar com eles sobre a forma correta de representar os números negativos.
Que o sinal –, antes de um número, indica que ele é negativo. Nesse momento o professor pode fornecer aos alunos exemplos, como o de uma conta bancária com saldo negativo, explicando aos alunos que o número negativo pode ser compreendido como sendo saldo devedor (dívida).

2º aula
Não é possível estudar matemática sem trabalhar resolução de problemas matemáticos. Por isso, nessa segunda aula é importante fazer com os alunos entrem em contato com situações problemas envolvendo números negativos.

Com os mesmos grupos formados na aula anterior, distribua várias situações problemas envolvendo números negativos, como até então eles só aprenderam a fazer a representação desses números negativos, não deve exigir que eles montem algebricamente o seu raciocínio.

Exemplo de como devem ser as situações problemas distribuídas para os grupos:

Exemplo1: No balancete de uma empresa, feito em junho, constatou-se um prejuízo de R$3.890.000,00. Após o esforço para compensar o prejuízo constatado, foram realizados dois outros balancetes: um em outubro e outro em dezembro. Em outubro constatou-se um lucro de R$6.580.000,00 e em dezembro, prejuízo de R$2.850.000,00. Ao final desses balancetes a empresa obteve lucro ou prejuízo?

Enquanto os alunos resolvem as situações problemas em grupos o professor deve estar passando de grupo em grupo auxiliando-os. Depois escolha alguns e resolva-os no quadro.

4º aula:
Essa quarta aula deve ser dedicada a explicações, pois após essas atividades propostas para os alunos, com certeza eles estarão cheios de dúvidas. Portanto, o professor deve esclarecê-las e passar para eles alguns conceitos sobre números negativos, como:

Os números negativos fazem parte de um conjunto numérico diferente do conjunto dos números naturais, pois percebemos através das pesquisas feitas que os números naturais não são suficientes para a compreensão de vários acontecimentos do nosso cotidiano. Assim, criado o conjunto dos números inteiros (Z), que pertencem a esses conjuntos os números positivos e o zero (podemos dizer que são os números naturais) mais os números negativos.

Nesse momento cabe ao professor contar que uma das primeiras idéias de números negativos partiu dos comerciantes que, com a prática do comércio, tinham que ter uma forma de representar o seu lucro e seu prejuízo e para isso utilizavam uma cruz (+) para simbolizar o que ganhavam e um traço (-) par simbolizar o que estavam perdendo.

Para avaliar se os alunos atingiram os objetivos propostos pelo plano de aula, proponha que eles formem novamente os grupos e entre eles elabore uma aula, onde terão que explicar e expor tudo que foi aprendido durante essas quatro aulas.

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Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola