Topo
pesquisar

Importância do fichamento nas aulas de Biologia

Estratégias de Ensino

A importância do fichamento nas aulas de Biologia está no fato de que esse recurso faz com que o aluno consiga organizar as ideias de um capítulo, facilitando seu estudo.
PUBLICIDADE

O fichamento é uma forma de trabalho que visa a registrar as principais ideias do autor de uma obra. Nesse processo, o estudante deve anotar os pontos principais durante a leitura em uma sequência lógica, coerente e objetiva.

O fichamento é importante porque ajuda durante a execução de trabalhos, principalmente acadêmicos, além de melhorar a assimilação dos conteúdos que foram estudados. Podemos destacar ainda que, ao fazer o fichamento, o aluno anota as ideias, e isso o ajuda a garantir uma fácil localização do conteúdo caso uma nova consulta deva ser feita.

Quais são os principais tipos de fichamento?

Podemos classificar os fichamentos em três tipos básicos: bibliográfico, de conteúdo e de citação.

  • Fichamento bibliográfico: é feita uma descrição de uma obra inteira ou de parte dela;

  • Fichamento de conteúdo: é feita uma síntese das ideias do trabalho, mas com as palavras do aluno e sua interpretação do que foi lido;

  • Fichamento de citação: são feitas reproduções fiéis de trechos do trabalho estudado.

    Vale destacar que, em todos os casos, é importante fazer um cabeçalho detalhando o assunto do fichamento e a referência do material que está sendo estudado: autor, ano, título da obra e editora.

Que tipo de fichamento posso recomendar aos meus alunos?

Nos estudos de Biologia, o ideal é indicar o fichamento de conteúdo ou o fichamento de citação, uma vez que estudamos capítulos complexos com vários pontos importantes que devem ser tratados. O fichamento bibliográfico pode ser uma boa arma ao se analisar um livro literário, por exemplo.

O fichamento pode ser recomendado antes de cada capítulo. Deve-se pedir para que cada aluno desenvolva um fichamento registrando as principais ideias sobre aquele assunto, procurando sempre manter uma sequência lógica e organizada do conteúdo.

O que se espera das aulas após a realização do fichamento?

Realizando o fichamento antes da aula sobre o conteúdo, espera-se que o aluno fique mais atento à matéria ministrada e também possa participar mais ativamente da aula. A participação pode ocorrer em virtude do entendimento do conteúdo ou até mesmo por causa de dúvida, pois, ao montar o fichamento, o aluno poderá ter dificuldades que deverão ser sanadas pelo professor em sala de aula. Além desses pontos, o fichamento pode ajudar também em estudos futuros sobre esse conteúdo.

Caso o fichamento seja feito depois de a matéria já ter sido explicada em sala de aula, o seu papel sofre certa modificação. Nesses casos, o fichamento atua como uma forma de fixação e também de revisão do conteúdo. Em todos os casos, ele pode ser uma peça importante no processo de ensino e aprendizagem.

Boa aula!


Por Ma. Vanessa dos Santos

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola