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Influência da civilização islâmica no Brasil

Estratégias de Ensino

A influência da civilização islâmica ocorre no Brasil desde a chegada dos portugueses, seja nas técnicas de navegação, na arquitetura das habitações ou mesmo na economia.
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Os muçulmanos constituíram um imenso Império entre os séculos VII e VIII, conseguindo chegar até à Península Ibérica, onde formaram, após o domínio da dinastia dos abássidas, o Emirado de Córdoba, posteriormente chamado de Califado de Córdoba. A presença árabe nessa região europeia ocorreu até o fim do século XV, quando os reis católicos espanhóis, Fernando e Isabel, conseguiram fazer com que suas tropas expulsassem os mouros durante as Guerras de Reconquista. Apesar de terem saído da região, a influência da civilização islâmica permaneceu sobre espanhóis e portugueses.

Essa longa permanência na Península influenciou profundamente a cultura ibérica, sendo sentida até hoje no Brasil em virtude da colonização da América por portugueses e espanhóis. A presença desses traços culturais pode permitir ao professor realizar um interessante trabalho interdisciplinar com seus alunos, estimulando a pesquisa sobre o que a cultura muçulmana mantém presente no cotidiano de vida dos alunos. É possível também apresentar essas permanências em uma perspectiva histórica, apontando como os conhecimentos desenvolvidos pelos muçulmanos contribuíram para que os ibéricos pudessem chegar até à América.

Nesse sentido, a proposta é um trabalho interdisciplinar com os conteúdos de história, artes, matemática e português. O professor de história deve fazer uma introdução, apresentando o surgimento e crescimento do Império Islâmico e sua expansão até à Península Ibérica, além de evidenciar como o contato dos islâmicos com diversas culturas e a manutenção dos conhecimentos por elas produzidos permitiram o desenvolvimento da ciência, filosofia, artes e matemática, por exemplo.

A turma pode ser dividida em quatro grupos para pesquisar cada um os seguintes aspectos:

  • Quais as palavras utilizadas em nosso cotidiano que são de origem árabe? Como foram os árabes os principais povos que formavam o Império Islâmico, sua língua predominou sobre os demais povos, como os berberes, que ocuparam a Península Ibérica, e influenciou palavras das línguas ibéricas, das quais podemos destacar alface, alcatrão, alferes, almoxarife etc. Este seria um aspecto para se desenvolver em conjunto à disciplina de português;
  • No aspecto artístico, a pesquisa pode ser realizada junto à disciplina de artes, centrando em dois pontos principais: arquitetura e música. Na arquitetura, os exemplos se encontram principalmente na época colonial com as técnicas de edificações, como o adobe, a taipa e o tijolo cozido. Na música, com a utilização de instrumentos musicais de corda ou percussão, que no Brasil se desenvolveu principalmente com a viola caipira;
  • Na matemática, a influência árabe e muçulmana é extremamente rica, como podemos perceber através da utilização dos algarismos arábicos, do número zero, difundido pelos árabes, ou mesmo de ramos inteiros da matemática como a álgebra;
  • No aspecto histórico, a pesquisa pode ser centrada nas influências dos muçulmanos na formação da sociedade brasileira. Um início da pesquisa pode ser encontrado nas técnicas de navegação desenvolvidas pelos portugueses a partir de conhecimentos produzidos pelos árabes, como as caravelas, o astrolábio, a bússola e os mapas; na culinária brasileira, com uma infinidade de produtos que são consumidos em consequência de sua difusão pelos muçulmanos na Península Ibérica, como alface, laranja, arroz, berinjela etc.; ou ainda na importância de alguns produtos para a economia do país desde a época colonial, já que a cana-de açúcar e o café são cultivos desenvolvidos pelos árabes.

Esses aspectos podem ser pesquisados nas salas de informática e também nas bibliotecas das escolas, e o resultado apresentado a toda turma pode ser a forma de avaliação adotada pelo professor. Essa apresentação pode ser feita através de materiais como cartolinas e colagens ou com a utilização de recursos de informática audiovisuais.


Por Tales Pinto
Graduado em História

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