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Introduzindo os números decimais com a unidade monetária

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É fato que a matemática precisa ser significativa e prazerosa para o aluno. Quando utilizamos situações da realidade do educando, percebemos que a aprendizagem de conceitos e a posterior abstração dos mesmos tornam-se mais fácil. É preciso criar estratégias de ensino para introduzir determinados conteúdos matemáticos de maneira significativa a fim de que o aluno perceba o papel da matemática na sociedade em que está inserido e que, com posse desse conhecimento, seja capaz de modificar a realidade que o cerca. Despertar o interesse pela matemática é o desafio a ser vencido por todos os professores. Não é uma tarefa fácil, mas com atitude simples podemos mudar a visão de que a matemática é para poucos que se familiarizam com ciências exatas.

Pensando dessa forma, ao introduzir o conceito de números decimais, já no 5º ano do ensino fundamental, podemos utilizar a unidade monetária como elo entre a realidade do aluno e os conceitos matemáticos. Percebemos diariamente que ao lidar com dinheiro, alunos e a sociedade em geral, esses apresentam certa facilidade para realizar as operações fundamentais.
Os alunos conseguem dividir em partes iguais uma quantia em dinheiro, aumentar o montante que já possui, subtrair e multiplicar valores. Alguns são capazes de fazer cálculos e estimativas mentalmente. Isso porque é uma situação vivenciada no seu cotidiano, e é preciso valorizar o conhecimento prévio adquirido pelo aluno fora do ambiente escolar.

O que pode ser feito:
Primeiro, faça a apresentação da unidade monetária brasileira: O real é a unidade monetária brasileira (R$ 1,00).
Em seguida, introduza o conceito de centavos: Cada centésimo de real é chamado de centavos de real.


É importante, também, trabalhar a leitura desses números, para que o aluno se familiarize.

Faça questionamentos que induzam os alunos a somar e subtrair números decimais de forma intuitiva como: “Quantos centavos preciso juntar para ter 1 real?”. Sugira situações que envolvam quantidades inteiras e fracionárias: “Com uma nota de 10 reais mais uma moeda de 25 centavos, quanto terei?”. “Como escrevo essa quantia usando algarismos e por extenso?”.

Utilize inúmeras situações diárias para trabalhar e fixar esses conceitos e, posteriormente, explore situações mais complexas, mostrando que os números decimais estão por toda parte, nas medidas de comprimento, na temperatura, nas notas das avaliações etc.

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Por Marcelo Rigonatto
Especialista em Estatística e Modelagem Matemática
Equipe Brasil Escola