Topo
pesquisar

Jogo da audição

Estratégias de Ensino

As aulas sobre sentidos tornam-se mais prazerosas quando a percepção dos alunos é estimulada. Com o jogo da audição, podemos convidar os estudantes a identificarem sons.
PUBLICIDADE

Estudar os sentidos sempre desperta interesse em nossos alunos, entretanto, demonstrar apenas as estruturas relacionadas a cada um deles pode não ser estimulante para eles. Nesse contexto, é fundamental que, durante as aulas sobre esse tema, os sentidos de cada um de nossos estudantes sejam estimulados.

A seguir, descreveremos dois jogos bastante simples, que podem ser feitos com os alunos a fim de demonstrar a importância da audição e tornar a aula mais divertida.

→ Jogo da audição I

Para esse jogo da audição, você precisará de:

  • Latinhas;

  • Materiais diversos, tais como clips, moedas, grãos de arroz, feijão e milho e água.

O jogo é bastante simples. Para realizá-lo, basta colocar em cada latinha um material diferente, escolher alguns alunos, sacudir a latinha e esperar que eles identifiquem o som. Para tornar a dinâmica mais interessante, pode-se formar grupos na sala e, a cada latinha, escolher um representante de cada grupo. O integrante que responder primeiro qual é o material encontrado no recipiente leva ponto para sua equipe. A equipe vencedora pode ser presenteada com algum brinde.

→ Jogo da audição II

Essa dinâmica também é muito simples e, para realizá-la, basta apenas ter em mãos um aparelho de som, um smartphone ou um computador com músicas instrumentais. Assim como na dinâmica anterior, pode-se dividir a sala em grupos e colocar uma música para que um representante de cada grupo tente adivinhá-la. É interessante que as músicas sejam instrumentais e, de preferência, sejam músicas conhecidas pela faixa etária na qual a prática será trabalhada.

Perceba que as atividades propostas são de fácil realização e não demandam muito tempo para serem planejadas. Apesar da simplicidade, elas podem modificar o rumo de sua aula, tornando-a mais atrativa para os alunos.

Lembre-se de que aulas criativas e dinâmicas despertam a atenção dos alunos e melhoram o aprendizado. Boa aula!


Por Ma. Vanessa dos Santos

A visão é um importante sentido que pode ser trabalhado em sala de aula de maneira divertida
Estratégias de Ensino Trabalhando o sentido da visão
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola