Topo
pesquisar

Marcando a hora na tabuada

Estratégias de Ensino

PUBLICIDADE

O jogo é um dos recursos didáticos mais eficientes, pois quando bem trabalhados é divertido e contribui no aprendizado da matemática. A tabuada, por exemplo, é geralmente maçante tanto pra quem ensina como pra quem está aprendendo, por isso existem inúmeros jogos que facilitam esse estudo fazendo com que o aluno pratique a tabuada sem precisar ficar fazendo inúmeras “contas”.

 

Um desses jogos é o “Marcando a hora na tabuada”, fácil de montar e de jogar.

 

Material necessário: Cartolina e canetinhas. Com esses materiais deverá ser construído um relógio de maneira que seja possível rodar os ponteiros.

 

Público alvo: alunos do ensino fundamental, 1º ou 2º fase, dependendo do grau de dificuldade.

 

Número de participantes: 2

 

Regras: O jogador que iniciar o jogo irá rodar os ponteiros e deverá fazer a multiplicação dos números que cada um determinar. A cada acerto ganha um ponto. O jogador que ao final de todas as rodadas, que deverão ser pré - estabelecidas, tiver acumulado a maior quantidade de pontos é o ganhador.  

 

Iremos considerar as multiplicações dependendo do público alvo, ou seja, caso os alunos sejam da 1º fase do ensino fundamental as multiplicações com números de dois algarismos não devem se consideradas.

Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola

Matemática - Estratégia de Ensino - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola