Topo
pesquisar

Medidas de comprimento na educação infantil

Estratégias de Ensino

O tradicional jogo “Posso Capitão” pode ser utilizado para trabalhar a ideia de medidas de comprimento na Educação Infantil.
PUBLICIDADE

Ao trabalhar com a educação infantil, percebemos certas dificuldades na compreensão das diferenças entre quantidades, valores, medidas, entre outros. Não podemos exigir ainda dos pequenos que tenham tamanha habilidade de distinguir algumas grandezas, como as grandezas de comprimento, mas podemos apresentar-lhes essa ideia de uma maneira que lhes seja natural, através da brincadeira. Utilizando o tradicional jogo “Posso Capitão”, conseguimos trabalhar uma formulação do conceito de medidas de comprimento.

Antes de dar início ao jogo, é interessante que o professor trabalhe alguns animais com seus alunos e estabeleça um diálogo sobre o tamanho de cada animal e como seria o passo de cada um deles, inclusive sugerindo às crianças que simulem os passos dos animais. Feito isso, o professor deve organizar os materiais para a atividade. É interessante que o professor tenha um recipiente para colocar fotos de animais e outro para colocar números. O professor deve ainda fazer marcações no chão, indicando uma linha de saída e outra de chegada. Para envolver as crianças, pode-se pensar em uma história sobre um capitão que possui muitos subordinados e que estes só podem fazer aquilo que o capitão permite. Iniciando a brincadeira, o professor deve pedir aos alunos, um por um, que retirem o papel de um animal e o papel de um número, dessa forma, o aluno deverá andar a quantidade de passos sorteada da mesma maneira que andaria o animal escolhido. Por exemplo: se o aluno tirar “cinco passos de girafa”, ele deverá andar cinco passos bem largos; ou se sortear “três passos de formiga”, ele deverá caminhar apenas três pequeninos passos e assim por diante. Vale lembrar que o aluno só poderá andar se antes perguntar “Posso capitão?”, caso esqueça, ele não andará e passará a vez para o próximo colega. Ganham os alunos que ultrapassarem a marcação da chegada.

Ao fim da brincadeira, o professor deve estabelecer um diálogo sobre a relação entre os passos de cada animal, levantando questões como: Quem andou a maior distância? O passo de qual animal é mais eficiente? Você sabe uma forma melhor de medir a distância que vocês percorreram?


Por Amanda Gonçalves
Graduada em Matemática

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola