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Metodologias para o Ensino da Estatística

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Atualmente, o estudo da Estatística é iniciado no Ensino Fundamental II, abordando a organização de dados oriundos de pesquisas, cálculo de médias aritméticas, moda e mediana. Os assuntos pertencentes à Variância e ao Desvio Padrão são abordados no Ensino Médio, em razão da análise mais minuciosa envolvendo esses pontos estatísticos. O professor, no ensino da Estatística, deve criar mecanismos alternativos para uma compreensão mais ampla envolvendo suas aplicações. Para esse tipo de resultado, o livro didático se tornará somente uma ferramenta de pesquisa, e não o foco principal.

Uma opção seria a criação de uma pesquisa orientada a fim de determinar a opinião sobre determinadas modalidades esportivas, como natação, futebol, vôlei, basquete, xadrez entre outras. A turma elege os pesquisadores que realizarão o censo, isto é, coletarão as opiniões através de entrevistas individuais com os alunos da escola. Outro grupo de alunos deve ficar responsável por organizar os dados da pesquisa, realizando a contagem dos votos por modalidade. O último grupo realizará os cálculos percentuais sobre as modalidades, apresentando os resultados de forma crescente ou decrescente. Nesse caso, o professor orientará sobre como realizar esses cálculos percentuais perante todos os alunos da turma.

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Exemplo 2

O professor coordenador promoverá uma campanha de doação de alimentos no intuito de beneficiar uma creche, abrigo de idosos, instituições filantrópicas entre outras. Os cálculos estatísticos serão utilizados na determinação da média de alimentos doados por aluno. Para isso, basta totalizar a quantidade de quilos de alimentos e dividir pelo número de alunos que participaram da campanha. Nesse trabalho, além do estudo estatístico, temos o desenvolvimento de um trabalho social.

Exemplo 3

Determinar a média aritmética, a moda e a mediana envolvendo as notas obtidas pela turma nas disciplinas estudadas. A média, como já vimos no exemplo 2, será determinada somando-se todas as notas e dividindo o resultado pelo número de avaliações. Para o cálculo da moda e da mediana, os números devem ser organizados em ordem crescente ou decrescente; considerando a moda, as notas que mais se repetem; e a mediana, a nota central da distribuição de valores. Nos casos em que a distribuição é composta por uma quantidade par de números, a mediana será calculada através da média aritmética entre os dois valores centrais.

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola