Topo
pesquisar

O Estudo do Continente Africano

Estratégias de Ensino

PUBLICIDADE


O continente africano

A África é o terceiro continente do globo em extensão territorial, com uma área de 30.272,922 quilômetros quadrados. É o continente que apresenta os países com os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH).

São vários os problemas sociais e econômicos na África. Tem quase metade da população vivendo abaixo da linha da pobreza (com renda inferior a 1 dólar por dia) e está sendo devastada por uma epidemia de AIDS. Em países como Botsuana, Lesoto, Suazilândia e Zimbábue, 1 em cada 3 adultos é portador do vírus HIV.

A desnutrição atinge mais 70% da população da Somália. Eritreia, Burundi e Moçambique possuem 60% da população subnutrida. Em países como Serra Leoa, Guiné-Bissau e Angola, as taxas de mortalidade infantil são de 120 por mil nascidos.

Disputas por recursos minerais, rivalidades étnicas, políticas ditatoriais e conflitos de grupos separatistas provocaram, nos últimos 50 anos, dezenas de conflitos armados, que mataram milhões de pessoas e causaram migrações maciças.

Essas são as informações mais divulgadas sobre o continente africano, destacados pela imprensa e até por livros, induzindo os alunos a uma análise tendenciosa sobre esse continente, prevalecendo os aspectos negativos como a miséria, os conflitos étnicos, as doenças, entre outros fatores que fortalecem uma concepção que denigre a África.

No entanto, a África é composta por uma diversidade cultural impressionante, e esse fator deve ser abordado. O continente possui várias etnias diferentes, o que contribui para uma grande diversidade nos elementos culturais. Outro aspecto marcante do continente africano é sua beleza natural e grande biodiversidade, composta por animais como leões, leopardos, hienas, hipopótamos, girafas, elefantes, entre outros.

Para romper com alguns paradigmas sobre a África, o professor deve planejar sua aula objetivando desmistificar a visão que os alunos possuem sobre esse continente. Para isso, confeccione cartazes que contenham imagens da população africana composta por etnias diferentes. Elabore um cartaz sobre as belezas naturais do continente, apresentando suas formações rochosas, fauna e flora.

O intuito dessa metodologia não é camuflar os diversos problemas sociais, políticos e econômicos que a África possui, mas sim, apresentar outra face do continente que pouco se aborda, estimulando os alunos a estudarem a história e a geografia da África, para compreenderem os motivos pelos quais esse continente apresenta tantos problemas sociais e econômicos.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola