Whatsapp

Oxidação de moedas

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Moedas envelhecidas: oxidação de metais.

Vamos supor que você foi até ao supermercado, fez uma compra e na hora de pagar tira uma nota novinha da carteira, mas recebe o troco só em moedas desgastadas e velhas, que raiva né? O que acontece para que as moedas tomem essa coloração de objetos antigos? Será somente sujeira impregnada? e se você lavá-las ficarão novinhas em folha?

Com a presente sugestão de aula é possível responder esta e outras perguntas e ainda demonstrar como as moedas se oxidam. Siga os passos:

1. Peça aos seus alunos que tragam de casa moedas usadas, desgastadas e de todos os valores, como também novas, sem mancha alguma;

2. Comece explicando a composição das moedas do plano real: a maioria delas são compostas de Ferro (Fe) e Cobre (Cu), que dão origem a uma liga metálica denominada Aço;

3. Mas por que as moedas se escurecem com o tempo? Agora é hora de explicar sobre a oxidação, em razão do intenso manuseio e o contato com o suor de nossas mãos as moedas adquirem certa umidade e quando entram em contato com o oxigênio do ar se oxidam;

Veja o processo de oxidação do cobre pelo O2 (oxigênio) em meio úmido:
                            H2O
2 Cu + ½ O2Cu2O

O produto da equação Cu2O (monóxido de dicobre) é responsável pelo escurecimento das moedas compostas por Cobre.

4. Coloque as moedas novas em contato com umidade e deixe por alguns dias, ao final deste período mostre para a turma as moedas já escurecidas pela oxidação. Ah! E não adianta lavá-las por que a reação modifica a estrutura das moedas.

Com o presente conteúdo é possível abordar diferentes contextos dentro da Química: Formação de ligas metálicas e Oxidação de metais.

Repare que quando as moedas estão novas, ainda não passaram por muitas mãos, elas tem uma aparência bem melhor. A partir desta aula os alunos passarão a observar melhor o troco da merenda!

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)