Topo
pesquisar

Produção de vídeos na aula de Matemática

Estratégias de Ensino

Com a participação dos alunos, o professor pode criar um ambiente interativo através da produção de vídeos na aula de matemática.
PUBLICIDADE

Professor, você já deve ter observado o quanto as crianças e os adolescentes estão envolvidos com a tecnologia nos últimos dias. É provável, inclusive, que você já tenha chamado a atenção de seus alunos diversas vezes por estarem distraídos com seus celulares e smartphones. Então por que não tornar a tecnologia uma aliada na aula de matemática?

A proposta de hoje é que o professor associe o uso da tecnologia a uma explicação dada pelos alunos. Mas por que colocar os alunos para explicar o conteúdo de Matemática? Um fato muito comum que pode ser percebido na sala de aula é que, em algumas situações, os alunos têm mais facilidade para compreender algo explicado pelo colega do que pelo próprio professor. Isso acontece porque, muitas vezes, o colega consegue usar uma linguagem mais clara para uma criança ou adolescente do que qualquer professor. Eles também possuem mais facilidade de compreender as dúvidas dos amigos.

A nossa sugestão é a implantação de uma aula interativa. Produzindo vídeos na aula de matemática, os alunos podem complementar o conteúdo após a explicação dada pelo professor. Ao finalizar uma nova matéria, o professor deve organizar a sala em grupos e dar a cada um deles uma missão. Esta poderá ser a realização de comentários sobre alguns tópicos do conteúdo ou a resolução de exercícios.

A ação de cada grupo deve ser gravada em vídeo, podendo este ser feito através de câmeras digitais, celulares ou tablets. Após a finalização da produção do vídeo, ele deve ser enviado ao professor para que este verifique se há falhas no conteúdo apresentado. Após cuidadosa análise, o professor pode selecionar os melhores vídeos para serem passados em classe para que o restante dos alunos possa conhecer os trabalhos feitos pelos colegas. Os vídeos que apresentarem falhas também podem ser levados à discussão, pois é de grande importância aprender a lidar com o erro na aula de matemática

Aproveitando-se do envolvimento das crianças e adolescentes com as redes sociais, o professor pode ainda criar uma “comunidade” ou “grupo” nas redes mais acessadas pela turma para compartilhar os vídeos. Dessa forma, toda a classe tem acesso às produções em qualquer momento, mesmo fora da escola. Esse conteúdo on-line é de grande ajuda para solucionar dúvidas dos alunos e para ajudá-los a preparar-se para as avaliações.


Por Amanda Gonçalves
Graduada em Matemática

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola