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Produção de gás carbônico de forma experimental

Estratégias de Ensino

Com a sugestão que propomos aqui sobre a produção de gás carbônico de forma experimental, alguns temas de Química Inorgânica podem ser trabalhados.
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Já faz tempo que a forma como o ensino de Química é realizado nas escolas vem sendo discutida e criticada, pois não atinge os objetivos traçados. Uma das alternativas propostas é o ensino de Química aliado à prática.

Pensando nessa temática, temos neste texto uma proposta de aula com a qual o educador(a) poderá proporcionar aos alunos alguns conhecimentos químicos por intermédio da produção de gás carbônico de forma experimental.

Entre os assuntos que podem ser trabalhados, podemos citar:

Materiais necessários

  • Uma fonte de calor (chapa de aquecimento ou bico de bunsen);

  • Cápsula de porcelana;

  • Balança (de preferência, uma que tenha capacidade de calcular a massa em grama e miligrama);

  • Bicarbonato de sódio;

  • Ácido clorídrico (ou uma solução de ácido muriático, que é encontrada em ferragistas);

  • Máscaras

  • Luvas de proteção;

  • Jalecos;

  • Pipetas;

  • Peras de sucção;

  • Vinagre;

  • Béqueres;

  • Espátulas;

  • Tubos de ensaio;

  • Estante para os tubos de ensaio;

  • Pincel atômico.

Procedimentos

a) Produção de gás carbônico por reação de decomposição

  • 1º – Verificar a massa da cápsula de porcelana;

  • 2º - Colocar dois gramas de bicarbonato de sódio, aos poucos, no interior da cápsula;

  • 3º- Aquecer a cápsula de porcelana com a fonte de aquecimento por 10 minutos;

  • 4º- Esperar a cápsula de porcelana esfriar naturalmente;

  • 5º- Verificar novamente a massa da cápsula de porcelana, mas sem retirar nada do seu interior.

b) Produção de gás carbônico por reação de dupla troca

  • 1º- Verificar a massa de um béquer;

  • 2º- Colocar 4 gramas de bicarbonato de sódio no béquer com a espátula;

  • 3º- Adicionar água ao béquer até o volume de 100 mL. Em seguida, misturar bem com a espátula;

  • 4º- Adicionar 20 mL da solução de bicarbonato a um tubo de ensaio com a pera e a pipeta. Numere esse tubo de ensaio com o pincel atômico;

  • 5º- Adicionar 20 mL de vinagre ao tubo de ensaio anterior com a pera e a pipeta;

  • 6º- Adicionar 20 mL da solução de bicarbonato a um novo tubo de ensaio. Numere esse tubo com o pincel atômico.

  • 7º- Adicionar 20 mL de ácido clorídrico ao tubo de ensaio anterior.

Resultados e discussão

Durante a discussão, sugerimos que o professor troque ideias com os alunos sobre os seguintes pontos:

  • Qual é a fórmula do bicarbonato de sódio? A resposta esperada é NaHCO3;

  • Qual é a fórmula do ácido acético (vinagre)? A resposta esperada é H4C2O2;

  • Qual é a fórmula do ácido clorídrico? A resposta esperada é HCl;

  • O que aconteceu durante o aquecimento do bicarbonato? Resposta esperada: ele sofreu uma decomposição térmica;

  • A massa, após o aquecimento do bicarbonato, foi menor, maior ou igual à massa antes do aquecimento? Resposta esperada: a massa foi menor por ter ocorrido uma reação de decomposição, que liberou gás carbônico e vapor de água;

  • Qual é a equação que representa a decomposição térmica do bicarbonato de sódio? Resposta esperada:

NaHCO3(s) → Na2CO3(s) + H2O(v) + CO2(g)

  • O que aconteceu após a adição de vinagre ao tubo de ensaio com a solução aquosa de bicarbonato de sódio? Resposta esperada: ocorreu borbulhamento;

  • O que aconteceu após a adição de ácido clorídrico ao tubo de ensaio com bicarbonato de sódio? Resposta esperada: ocorreu borbulhamento;

  • Qual é a equação que representa a reação entre o bicarbonato de sódio e o ácido acético? Resposta esperada:

NaHCO3(aq) + H4C2O2(aq) → NaH3C2O2(aq) + H2CO3(aq)

Efervescência é um fenômeno que indica a formação de gás durante o experimento
Efervescência é um fenômeno que indica a formação de gás durante o experimento Título: Efervescência

  • Qual é a equação que representa a reação entre o bicarbonato de sódio e o ácido clorídrico? Resposta esperada:

NaHCO3(aq) + HCl(aq) → NaCl(aq) + H2CO3(aq)

Como o ácido carbônico é um ácido instável, ele sofre decomposição, o que origina água e gás carbônico:

NaHCO3(aq) + HCl(aq) → NaCl(aq) + H2C(l) + CO2(g)

A forma como será realizada a avaliação da produção e participação de cada aluno na atividade fica a critério do professor(a).


Por Me. Diogo Lopes Dias

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